25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2223-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE POLIHIDROXIALCANOATOS POR UMA LINHAGEM DE BACILLUS MEGATERIUM CULTIVADA EM RESÍDUO AMILÁCEO

Ida Maria de Oliveira (UNIVALI); Cristhiane Leite Krueger (UNIVALI); Amanda Gonçalves Bendia (UNIVALI); Marcus Adonai Castro-silva (UNIVALI); André Oliveira de Souza Lima (UNIVALI)

Resumo

A ampla utilização de plásticos de origem não renovável, gera sérios problemas ambientais por estes não serem biodegradáveis. Como alternativa, tem-se empregado biopolímeros, tais como os polihidroxialcanoatos (PHAs) que são sintetizados por microrganismos procariontes como reserva energética. Dentre os potenciais produtores estão bactérias do gênero Bacillus, produtores constitutivos de bioplástico que possuem alta taxa de crescimento. Neste contexto, o presente trabalho descreve a avaliação do crescimento (número de células viáveis e respiração celular – teste de MTT) e do acúmulo de PHA (microscopia óptica) realizado por uma linhagem de Bacillus megaterium, quando cultivada em meio amiláceo de baixo custo (dois resíduos da industria têxtil – água de desengomagem). Para tanto, a bactéria foi cultivada nos meios residuais, suplementado ou não (0, 50 e 100%) com os sais presentes no meio de cultura Ramsay (adequado para a produção de PHA em Bacillus), sendo utilizado como controle, o meio de cultura contendo xarope de amido comercial (Karo) e sais. A análise dos resultados obtidos, permitiu concluir que o resíduo 1 adicionado ou não de sais é adequado ao crescimento microbiano, visto que a cultura atingiu níveis de 74% e 90 % a mais em relação ao controle quanto a respiração e densidade celular, respectivamente. Também o resíduo 2 avaliado em dois ensaios distintos, indicou ser adequado ao cultivo da bactéria, a qual atingiu elevadas densidades celulares (>107 céls./mL), além de acumular PHA, em forma de grânulos, no interior celular. Portanto, conclui-se que resíduos industriais utilizados, representam um promissor substrato para o cultivo e produção de PHA com linhagens bacterianas amilolíticas, podendo auxiliar na redução dos custos de produção.

 

Palavras – chave: POLIHIDROXIALCANOATOS; RESÍDUO INDUSTRIAL; BACILLUS.


Palavras-chave:  Bacillus, Polihidroxialcanoatos, Resíduo Industrial