25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2197-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

PESQUISA DE STAPHYLOCOCCUS SP, SALMONELLA SP E COLIFORMES FECAIS EM CARNE MOÍDA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE TERESINA-PIAUÍ

Juliana Rodrigues Rocha (UESPI); Francisca Lúcia de Lima (UESPI); Mayara Oliveira Sousa (UESPI); Nayara Dannielle Costa de Sousa (UESPI); Jandira Maria de Resende Melo (LACEN)

Resumo

 

A qualidade higiênico-sanitária de alimentos de origem animal sempre foi alvo de preocupação e destaque pela possibilidade de veiculação de microrganismos patogênicos. Esta pesquisa objetivou conhecer a origem e as condições sanitárias em que são obtidas e comercializadas a carne moída na cidade de Teresina e detectar a contaminação por espécies do gênero Staphylococcus sp, Salmonella sp e do grupo coliformes fecais em amostras desse produto. Foram analisadas 30 amostras de acordo com as portarias normatizadas da ANVISA. Os resultados revelaram contaminação em 01 amostra por Staphylococcus sp. e coliformes fecais (3,33%), 01 amostra por Salmonella e coliformes fecais (3,33%) e 01 amostra somente por Salmonella (3,33%). Encontramos 20 amostras com coliformes fecais em níveis acima dos toleráveis pelas normas da ANVISA (66,66%) e 07 amostras com padrões favoráveis ao consumo (23,33%). De acordo com a manipulação do alimento, 70% dos atendentes permaneciam com as mãos sem proteção no manuseio da carne e apenas 40% dos locais apresentavam condições de higiene satisfatória para a compra do produto. A análise de Salmonella foi detectada em duas amostras, sendo diferenciada do resultado dos coliformes fecais, por ter sido mais identificada em grandes estabelecimentos do município. Este valor torna-se significativo apesar de pequeno, devido ao alto grau de periculosidade deste microrganismo, muito encontrado em ovos e produtos cárneos e laticínios. Dentre as amostras analisadas, foi comprovada uma maior contaminação por coliformes fecais nos frigoríficos e feiras livres do município em comparação as grandes redes de venda do produto, pois as condições sanitárias destes eram insatisfatórias o que acaba contribuindo para esta contaminação. Estes resultados demonstram que a manipulação e conservação do produto não estão sendo realizadas de forma correta. Assim, uma atenção especial deve ser dada no sentido de eliminar essa contaminação, com a padronização dos procedimentos de manipulação da carne.


Palavras-chave:  carne moída, Salmonella, Staphylococcus