25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2186-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

CARACTERIZAÇÃO DAS PROTEÍNAS DO FILTRADO DE CULTURA DE MYCOBACTERIUM BOVIS BCG MOREAU POR ELETROFORESE BI-DIMENSIONAL E ESPECTROMETRIA DE MASSAS.

Márcia de Berrêdo Pinho (IOC/FIOCRUZ); Paloma Rezende Corrêa (IOC/FIOCRUZ); Dário Eluan Kalume (IOC/FIOCRUZ); Luiz Roberto Castello-branco (FAP); Wim Degrave (IOC/FIOCRUZ); Leila Mendonça-lima (IOC/FIOCRUZ)

Resumo

O Mycobacterium bovis BCG, única vacina disponível contra a tuberculose (TB), é uma cepa atenuada obtida no início do século XX por Albert Calmette e Camille Guèrin no Instituto Pasteur de Lille, na França após múltiplas passagens in vitro de um isolado clínico de Mycobacterium bovis. Atualmente sabe-se que o BCG compreende uma família heterogênea de sub-cepas com diferenças fenotípicas e genotípicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a caracterização desta família, tanto ao nível genômico quanto proteômico, é crucial para o melhor conhecimento e aperfeiçoamento da vacina BCG. Neste trabalho combinamos a eletroforese bidimensional (2DE) e espectrometria de massas (MS/MS) para definir o mapa proteômico das proteínas do filtrado de cultura (CFP) de M. bovis BCG Moreau (cepa vacinal brasileira). Estas CFPs são consideradas de grande importância, dada a sua imunogenicidade e o seu papel na patogênese da TB. Analisamos também o perfil proteômico comparativo das cepas de BCG Moreau e Pasteur, objetivando identificar possíveis diferenças que pudessem vir a fornecer informações pertinentes sobre a estirpe vacinal brasileira, e sobre esta fração de proteínas que desempenha importantes funções biológicas. Neste trabalho foram identificados 172 spots protéicos, correspondentes a 99 proteínas distintas. Os perfis 2DE obtidos de BCG Moreau e Pasteur foram bastante semelhantes. No entanto, análises quantitativas e qualitativas demonstraram um padrão de expressão diferenciado para algumas proteínas descritas como potencialmente imunogênicas. Estes achados podem contribuir para a caracterização fenotípica dessas cepas e fornecer novas perspectivas sobre a evolução do BCG-Moreau quando comparado a outras cepas BCG, podendo também contribuir para um melhor entendimento da resposta imune diferenciada e eficácia variável destas vacinas.


Palavras-chave:  Vacina BCG, Proteoma, Filtrado de cultura