25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2184-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

ANÁLISE DA VARIABILIDADE GENÉTICA ATRAVÉS DO POLIMORFISMO NO COMPRIMENTO DE FRAGMENTOS DE RESTRIÇÃO DO DNA MITOCONDRIAL DAS POPULAÇÕES DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE ISOLADAS DE SEIS DESTILARIAS DO ESTADO DA BAHIA

Alice Ferreira da Silva (UEFS); Ana Carolina Bezerra Gonçalves (UEFS); Fernanda Badotti (UFMG); Bruno Motta Oliveira (UEFS); Cleber Miranda Gonçalves (UEFS); Carla Santos Ribeiro Pinheiro (UEFS); Alessandra Selbach Schnadelbach (UFBA); Aristóteles Goes Neto (UEFS); Carlos Augusto Rosa (UFMG); Ana Paula Trovatti Uetanabaro (UESC)

Resumo

A melhoria na qualidade da cachaça e o aumento da eficiência do processo produtivo passam, necessariamente, pela seleção de uma ou mais leveduras apropriadas ao processo fermentativo. Saccharomyces cerevisiae é a espécie de levedura que predomina durante o processo fermentativo, além disso, tem alto potencial para produção de álcool. Estudos sobre a variabilidade genética de S. cerevisiae são relevantes, pois restrições no fluxo gênico entre populações têm papel importante na evolução da adaptação local, o que inclui adaptacão aos ciclos fermentativos e estabelecimentos de linhagens.  Este trabalho visou analisar a variabilidade genética através do polimorfismo no comprimento de fragmentos de restrição do DNA mitocondrial das populações de S. cerevisiae isoladas de seis destilarias do estado da Bahia. A técnica mtDNA-RFLP detectou, dentre as 330 linhagens de S. cerevisiae, o total de 30 perfis moleculares, sendo os perfis exclusivos para cada destilaria. A Análise da Variância Molecular (AMOVA) constatou que a maior variação genética encontra-se entre as populações das destilarias, entretanto, não foi detectada correlação significativa entre divergência genética e a distância geográfica das populações pelo teste de Mantel. As populações demonstraram-se distintas através da Análise de Componentes Principais (PCA). O programa STRUCTURE identificou que as 6 destilarias compartilham 3 pools gênicos sustentando a AMOVA, PCA e o dendrograma gerado a partir das dissimilaridade de Nei e Li (1979). A distinção dessas populações naturais de S. cerevisiae por pool gênico pode refletir uma adaptação específica a microambientes. O presente estudo representa uma contribuição importante para compreensão e seleção de linhagens com fenótipos específicos, o que torna este estudo indispensável para o desenvolvimento de estratégias cujo objetivo seja a seleção de linhagens de S. cerevisiae mais adaptadas à fermentação do caldo de cana-de-açúcar para produção de cachaça no estado da Bahia. Além disso, este estudo pode contribuir à conservação dos recursos genéticos da espécie S. cerevisiae, bem como as linhagens estudadas podem representar novos biótipos de levedura com potencial para aplicações industriais.


Palavras-chave:  BAHIA, CACHAÇA DE ALAMBIQUE, DIVERSIDADE, Saccharomyces cerevisiae, VARIABILIDADE GENÉTICA