25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2123-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

EMERGÊNCIA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DE CARBAPENEMASE (KPC) NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Albalucia Maria da Costa Carvalho (HULW-UFPB); Elisio Lima Brito (HULW-UFPB); Helena Brito Germoglio (HULW-UFPB); Paulo Pinto Gontijo F° (DEIMP-UFU)

Resumo

Infecções por amostras de Enterobacteriaceae produtoras de carbapenemases, principalmente Klebsiella pneumoniae, emergiram em muitos hospitais nos Estados Unidos, e em alguns no Brasil. Em função das opções limitadas de tratamento, torna-se importante a sua identificação e a tomada rápida de medidas preventivas efetivas.

Relata-se o primeiro caso de infecção por este microrganismo  no nosso Serviço. O isolamento de duas amostras de Klebsiella pneumoniae resistentes aos carbapenêmicos foi realizado a partir de sangue e secreção do trato respiratório superior de uma paciente portadora de SIDA internada  na UTI de adultos do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em março do ano em curso. As hemoculturas foram realizadas no sistema Bactec (BD) e o aspirado traqueal pela técnica quantitativa (>106 UFCmL). Colônias mucóides suspeitas foram identificadas através de provas bioquímicas clássicas, confirmando a espécie Klebsiella pneumoniae. Os testes de sensibilidade aos antibióticos foram realizados pela técnica de  disco-difusão em ágar e a caracterização fenotípica como  KPC através do teste de Hodge modificado (CLSI-2009).

As amostras apresentaram resistência às cefalosporinas de 3° e 4° geração, fluorquinolonas, aminoglicosídeos, piperaciclina-tazobactam, aztreonam e tigeciclina. O ertapenem e o meropenem apresentaram halos de sensibilidade de respectivamente 17 e 16 mm.O  teste de Hodge modificado foi positivo tanto com ertapenem quanto com meropenem.

 Ressaltamos a importância do surgimento deste microrganismo, associado a um episódio de pneumonia, com bacteremia positiva, pelas graves implicações em virtude das raras opções terapêuticas disponíveis e a necessidade de implementação de medidas preventivas mais rigorosas,como também de um monitoramento contínuo não apenas da espécie K.pneumoniae como também de outras enterobactérias ja que estas enzimas são produzidas por gens plasmidiais transferíveis.


Palavras-chave:  CARBAPENEMASES, ENTEROBACTERIAS, KLEBSIELLA PNEUMONIAE, RESISTENCIA AOS CARBAPENEMICOS, TESTE DE HODGE MODIFICADO