25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2108-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

CARACTERIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE INFECÇÕES DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADAS A CATETERES EM RECÉM-NASCIDOS DA UTI DE UM HOSPITAL DE ENSINO.

Letícia Teixeira Pazzini (IB-UNESP); Eliane Pessoa da Silva (IB-UNESP); Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues (IB-UNESP); Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha (IB-UNESP)

Resumo

  As infecções relacionadas a cateteres constituem uma das principais causas de bacteremia nosocomial. As altas taxas de infecções relacionadas ao uso de cateteres associadas ao crescente aumento das taxas de resistência tornam essas infecções particularmente preocupantes, principalmente em neonatos. As infecções da corrente sanguínea relacionadas ao uso de cateteres venosos centrais (CVC) alcançam altas taxas dos casos diagnosticados, principalmente em neonatos prematuros e de baixo peso. As bactérias Gram positivas são os principais agentes isolados nessas infecções, sendo os Estafilococos coagulase-negativa (ECN) os mais freqüentes. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar microrganismos isolados de pacientes da UTI neonatal entre outubro de 2001 a dezembro de 2007, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP que apresentaram cultura de ponta de cateter e hemocultura positivos concomitantemente. As amostras foram isoladas e identificadas fenotipicamente e as análises dos perfis genotípicos foram realizadas por RAPD-PCR (Random Amplified Polymorphic DNA – PCR). No período do estudo, foram analisadas 100 pontas de cateteres e 127 hemoculturas de 88 pacientes, deste total, 54 pacientes apresentaram culturas de cateteres e hemoculturas positivas para o mesmo microrganismo sendo, 75.9% (n=41) positivos para S. epidermidis, 9.2% (n=5) para leveduras, 7.4% (n=4) para S. aureus, 1.8% (n=1) para P. aeruginosa, 1.8% (n=1) para E. faecalis, 1.8% (n=1) para S. warneri e 1.8% (n=1) apresentou simultaneamente isolados de levedura e S. epidermidis. Para a análise genotípica foram selecionadas amostras do microrganismo mais freqüente no período do estudo, sendo que de 54 amostras de S. epidermidis isoladas de 18 pacientes, observou-se que 3 pacientes apresentaram diferenças nos perfis genômicos em relação aos isolados de cateter e hemocultura  e que 15 apresentaram fingerprinting genômico altamente similar entre as amostras isoladas. Esses dados sugerem que nos pacientes onde houve sinais clínicos de infecção as amostras com perfis genéticos altamente similares podem indicar a relação da infecção ao uso do dispositivo. Dessa forma a identificação e o monitoramento de microrganismos isolados de culturas de cateter e hemoculturas, assim como, a determinação de similaridades genéticas entre os isolados pode ser um valioso instrumento na determinação de infecções relacionadas ao uso de dispositivos.


Palavras-chave:  Cateter, Infecção Sanguínea, RAPD-PCR, UTI-neonatal