25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2085-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DO MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS EM ESPÉCIMES PULMONARES AVALIADOS NO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS, 1999 A 2008.

Maria Luíza Lopes (IEC); Ninarosa Calzavara Cardoso (HUJBB); Andrea Melo Pantoja (IEC); Natália Rodrigues Marques (IEC); Karla Valéria Batista Lima (IEC)

Resumo

O uso inadequado dos medicamentos padronizados de primeira linha para o tratamento dos casos de tuberculose está diretamente relacionado ao aparecimento de cepas de M. tuberculosis resistentes a um ou mais medicamentos. A multirresistência é um fenômeno biológico considerado iatrogênico, fruto de tratamentos inadequados, tais como irregularidade no uso, interrupção precoce e esquemas de baixa potência. Em algumas regiões do mundo o número de casos vem aumentando nos últimos anos e exige atenção, medidas locais mais efetivas para seu controle e monitoramento constante. Objetivo: Diante do exposto propomos relatar o perfil de suscetibilidade do M. tuberculosis a partir de amostras pulmonares encaminhadas ao Laboratório de Micobactérias do Instituto Evandro Chagas. Metodologia: Foram avaliadas cepas de M. tuberculosis de espécimes pulmonares encaminhadas, no período de Janeiro de 1999 a Dezembro de 2008. Após isolamento por cultivo em meio de Lowënstein-Jensen (LJ) as cepas foram submetidas ao teste de sensibilidade através do método das proporções utilizando rifampicina (RMP), isoniazida (INH), pirazinamida (PZA), etambutol (EMB), etionamida (ETH) e estreptomicina (SM). Foram considerados casos de TBMR (tuberculose multirresistente) os achados com resistência à dupla RMP+INH mais uma ou mais drogas utilizadas no esquema III. Casos prováveis de TBMR foram considerados quando detectado resistência à RMP ou INH acompanhado de outras drogas do esquema III. Resultados: Foram processadas 1265 amostras, sendo detectados 704 cepas de M. tuberculosis sensíveis e 488 resistentes. Em 73 casos foram identificadas micobactérias não causadoras de tuberculose (MNT). Dentre as cepas de M. tuberculosis resistentes foram encontradas: 106 monorresistentes, 55 resistentes à qualquer dupla (exceto RMP+INH), 108 resistentes à dupla RMP+INH, 193 TBMR e 28 prováveis TBMR. Conclusão: Ressalta-se a importância do permanente monitoramento de resistência, com a finalidade de auxiliar no controle da tuberculose no estado do Pará.


Palavras-chave:  Mycobacterium tuberculosis, tuberculose multirresistente, TBMR, tuberculose pulmonar