25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2030-1


Área: Imunologia ( Divisão E )

MODULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE PELA LISTERIOLISINA O (LLO) EXPRESSA POR LINHAGENS RECOMBINANTES DE BACILLUS SUBTILIS EMPREGADAS COMO VETORES VACINAIS VIVOS.

Renata Damásio de Souza (ICB - USP); Juliano Paccez (ICB - USP); Wilson Barros Luiz (ICB - USP); Luís Carlos de Souza Ferreira (ICB - USP)

Resumo

Listeriolisina O (LLO) é uma citolisina colesterol-dependente com um papel essencial na virulência de Listeria monocytogenes, promovendo a ruptura da membrana do fagossomo dos macrófagos e células fagocíticas não-profissionais. Tal propriedade permite o desenvolvimento de vetores vacinais bacterianos capazes de entregar antígenos recombinantes no citoplasma das células apresentadoras de antígenos após a liberação de LLO dentro do fagossomo. Com base nisso, o objetivo do presente estudo é avaliar as propriedades imunomoduladoras da LLO por meio do desenvolvimento de linhagens recombinantes de Bacillus subtilis que expressam simultaneamente LLO e um antígeno vacinal, a subunidade B da toxina termo-lábel produzida por algumas linhagens de Escherichia coli Enterotoxigênica, um dos mais importantes agentes etiológicos da diarréia em países em desenvolvimento.

Para este propósito, vetores de expressão epissomal codificado para LLO, na forma intra e extracelular, e para LTB na forma intracelular, ambas as proteínas sob controle do promotor induzido por estresse (PgsiB), foram construídos e introduzidos na linhagem B. subtilis 1012. Após a confirmação da expressão das proteínas por ensaios in vitro, experimentos de imunização realizados em camundongos C57Bl/6, inoculados oralmente com células das linhagens recombinantes de B.subtilis, mostraram que a expressão de LLO reduz a resposta de anticorpos específicos contra LTB. Por outro lado, a co-expressão de LLO favoreceu uma ativação da resposta mediada por células, envolvendo a ativação de linfócitos TCD8+ específicos contra LTB.

Estes resultados indicam que a expressão de LLO pode modular a indução de respostas imunes obtidas em camundongos inoculados com linhagens recombinantes de B. subtilis e podem contribuir para o desenvolvimento de vetores vacinais direcionados para patógenos que requerem a ativação de resposta imune celular.


Palavras-chave:  Listeriolisina, Bacillus subtilis, Vacinas