25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2026-2


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

MICROBIOLOGIA AQUÁTICA COMO TEMA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE UMA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Mariana Leite da Silveira (UFRN); Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo (UFRN); Eneida Maria Eskinazi Sant'anna (UFOP); Juliana Patrícia da Silva (UFRN)

Resumo

A conscientização da população para questões de água, desde sua qualidade até seus riscos, pode ser feita por meio de atividades de Educação Ambiental (EA). Os trabalhos devem proporcionar a formação de cidadãos com pensamento crítico para que se tornem ativos na sociedade, além de alertar a comunidade para as problemáticas mais urgentes. A realização de oficinas possibilita o desenvolvimento de metodologias que podem ser aplicadas com alunos e comunidade. Foi realizada uma oficina para capacitação de 50 professores da rede municipal da cidade de Acari (RN), pelo projeto “Mergulhando na Ciência”, nos dias 13 e 14 de novembro de 2008. Seu tema era qualidade de água e ocorreu sob orientação das professoras Eneida Eskinazi e Magnólia Araújo, além de contar com a participação de duas estudantes de mestrado e três de graduação da UFRN. Nesta oficina, foram realizados ciclos de palestras, apresentação e discussão de cartilha, assim como jogos e atividades dinâmicas que tratavam de temas associados à qualidade da água, como, por exemplo, a eutrofização de açudes e microorganismos aquáticos. Os jogos proporcionaram novas atividades educativas a serem levadas às salas de aulas retratando temas do cotidiano dos alunos.  A leitura da cartilha pelos professores que participaram da oficina permite o estudo em grupo e a expressão de idéias e conceitos que não seriam abordados a partir da realização de uma leitura individualizada. Durante a oficina, os professores debateram medidas, que podem ser tomadas pela comunidade, para combater a eutrofização do açude de sua cidade. Essas atitudes favorecem a identificação de problemáticas, como é o caso da conservação dos recursos hídricos. A elaboração de propostas, para a resolução de problemas que envolvem recursos hídricos da cidade, é uma medida que visa a melhoria da qualidade de vida da população e caracteriza o interesse do grupo em participar de atividades de EA. A realização de oficinas contribui para a conscientização da população a respeito da qualidade da água, assim como outros temas a ela relacionados. Atividades de EA, quando trabalhados por meio de oficinas, possibilitam a identificação das dificuldades da comunidade em relação a conceitos envolvendo a água, o que deve ser trabalhado de modo a contribuir para a formação de professores, assim como para a educação de alunos.


Palavras-chave:  Oficinas para capacitação de professores, Atividades de Educação Ambiental, Qualidade da água, Eutrofização, Açudes