25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2026-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

INVESTIGAÇÃO DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS REFERENTES À QUALIDADE DA ÁGUA POR PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ACARI (RN)

Mariana Leite da Silveira (UFRN); Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo (UFRN); Ana Carla Iorio Petrovich (UFRN)

Resumo

Os açudes são reservatórios que fornecem água para consumo humano, afazeres domésticos e industriais para essas cidades e outras vizinhas, além de servir como ponto de lazer da comunidade. Por isso, é necessária a sensibilização da população para questões de água, desde sua qualidade até seus riscos. A aplicação de questionários com eixos temáticos sobre água permite identificar opiniões e conceitos que os participantes possuem sobre o tema, além de direcionar o objetivo da pesquisa para que este possa ser trabalhado em atividades de Educação Ambiental. Foi elaborado um questionário para identificar concepções espontâneas referentes à água. Sua aplicação ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2008 e possuía 59 questões objetivas e duas questões abertas. Foram respondidos por professores e alunos de escolas da rede municipal da cidade de Acari (RN), totalizando 94 pessoas, sendo 50 professores e o restante alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 2º ano (Educação para Jovens e Adultos) e 3º, sendo as duas últimas turmas do Ensino Médio. Pela análise dos questionários, constatou-se que muitos participantes não conseguem imaginar sua cidade sem o reservatório e identificaram múltiplas qualidades para o açude, como pesca, lazer, turismo, abastecimento de água para consumo humano e despejo de esgotos, identificando a importância do açude para todos. Mais de 90% se reconheceu como produtor de esgoto e que ele pode contaminar o reservatório. Neste caso, os entrevistados se sentem preocupados com a implicação de seus atos, o que pode levar ao investimento em soluções para remediar tal situação. A maioria revelou não usar água do açude para beber, indicando o conhecimento dos riscos que ela pode trazer à saúde, mas não demonstraram conhecer os principais organismos causadores das doenças. Em relação à qualidade da água, muitos afirmaram que a água do reservatório está contaminada quando tem odor desagradável, caracterizando uma deficiência quanto aos conceitos de poluição e qualidade da água, que devem ser trabalhados em atividades de EA. Os resultados contribuíram para a compreensão da necessidade de atividades de EA direcionadas à preservação deste recurso e manutenção da qualidade da água dos açudes. Com o uso de questionários é possível identificar dificuldades do público-alvo e trabalhá-las em oficinas e palestras de Educação Ambiental perante a comunidade.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental; Concepções Alternativas; Água; Questionários.


Palavras-chave:  Educação Ambiental, Concepções alternativas, Água, Questionários