25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2017-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

COMPREENSÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA: O CONTEXTO DA MICROBIOLOGIA

Maurilio Antonio Varavallo (ITPAC); Taides Tavares Santos (ITPAC); Alexandre Lourenço (UNIP/UNISA/FMU/FMABC)

Resumo

A contribuição de estudantes universitários para a difusão do conhecimento científico vem aumentando nos últimos anos por causa do aumento do seu número absoluto, além do fato deles muitas vezes serem consultados por amigos e familiares sobre a veracidade de inúmeras informações veiculadas pelos meios de comunicação de massa.

O presente trabalho teve por objetivo verificar a percepção da ciência entre estudantes de nível superior da área da saúde. Baseando-se no Eurobarômetro, idealizou-se questionário a ser aplicado entre 270 alunos de 5 cursos diferentes de uma faculdade privada da região norte. O questionário envolvia doze afirmações, sendo duas específicas da área de MICROBIOLOGIA e dez de cunho geral:

Seleção de questões apresentadas:

1. É um cromossomo do pai que determina se um bebê será um menino ou uma menina.

3. A gripe suína oferece grande risco atualmente pois é transmitida de ser humano a ser humano.

5. A nanotecnologia envolve a manipulação da matéria em nível de moléculas e átomos.

6. Alimentos transgênicos oferecem risco à saúde humana por serem manipulados pelo homem.

7. Células tronco são uma grande promessa da medicina, especialmente pela possibilidade de reconstituírem tecidos/órgãos.

10. O sol orbita ao redor da Terra.

11. Antibióticos matam bactérias e vírus.

            Após cada afirmação, vinham três opções: a) VERDADEIRO b) FALSO c) NÃO SEI

O quesito "não sei" apresentou maior índice na questão 05 (48,84%), e o menor na 01 (0,0%). A questão em que houve mais acertos foi a 07 (97,31%), e a que houve mais erros foi a 06 (44,77%). Chamou a atenção que conhecimentos elementares como a órbita da Terra tivessem um índice de erros da ordem de um terço (33,67%).

            Em relação à MICROBIOLOGIA, o tema da gripe suína era desconhecido de poucos alunos (2,22% não sabiam e 4,88% erraram). A imensa maioria acertou, fato esperado, dada a exposição prolongada desse assunto na mídia. Já uma questão mais sutil como a 11 apresentou um índice de erros considerável (40%). É interessante notar que o desconhecimento acerca deste tópico tem implicações práticas na persistência de um mito, o de que antibióticos matam vírus.

            Os dados apontam que apenas assuntos tratados com persistência pela mídia conseguem ser absorvidos de forma ampla pelos universitários. Além disso, mostra como informações distorcidas podem se tornar mitos (questão 6 e 11).

 

Apoio Financeiro - ITPAC


Palavras-chave:  ciência, educação, ensino superior