25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:2000-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

INDUÇÃO DE BIOFILMES IN VITRO A PARTIR DE CANDIDA ORTHOPSILOSIS E C. PARAPSILOSIS ISOLADAS DE CIRCUITO HÍDRICO DE UNIDADE DE HEMODIÁLISE

Regina Helena Pires (UNESP); Lilian Montanari (UNIFRAN); Carlos Henrique Martins (UNIFRAN); Marcelo Matsumoto (UNESP); José Eduardo Zaia (UNIFRAN); Arnaldo Colombo (UNIFESP); Maria José Mendes-giannini (UNESP)

Resumo

As fontes de contaminação microbiana de fluido de hemodiálise são múltiplas, desde o abastecimento, o tratamento (inclusive seus componentes: resinas de troca iônica, filtros de carvão e de partículas, unidade de osmose reversa), as máquinas de diálise, a diálise em si e o concentrado, especialmente tratando-se de bicarbonato tamponado. Como resultado, o dialisato produzido é muitas vezes contaminado por microrganismos que podem persistir apesar das desinfecções regulares após cada sessão de diálise. A padronização nacional e internacional para essas águas não inclui fungos embora, alguns relatos atuais permitiram inferir que a água pode ser fonte ambiental de tais microrganismos. Desse modo, nesse estudo pesquisaram-se leveduras, especialmente, C. parapsilosis a partir de 30 coletas de água em Unidade de hemodiálise, recuperando-se a partir de pontos específicos de coletas, um total de 100 isolados assim distribuídos: rede de abastecimento (8), pós-osmose reversa (7), reservatório da osmose reversa (6), salas de diálise I (8), II (14) e III (12), entrada das máquinas (41) e sistema de reuso (4). Pela técnica de PCR e posterior restrição enzimática do produto obtido diferenciou-se os genótipos dos isolados como sendo constituídos por 47% de C. orthopsilosis e 53% de C. parapsilosis. Além disso, ensaiou-se a capacidade de crescimento em modo de biofilme em placas de microtitulação de 96 poços, sendo que 72% dos isolados formaram biofilmes. Conclui-se que leveduras presentes no dialisato podem desenvolver biofilmes nas tubulações, atuando como um reservatório de contaminação contínua, e esforços na otimização dos procedimentos de limpeza e desinfecção utilizados para sistemas de hemodiálise deveriam ter como objetivo a esterilização da água utilizada.

Financiamentos: PADC-FCF-AR, FAPESP, CNPq, CAPES.


Palavras-chave:  Água, Biofilme, Candida