25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1982-2


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO SIMULTÂNEA POR DIFERENTES TIPOS DE PAPILOMAVÍRUS BOVINO DE GADO AFETADO POR PAPILOMATOSE CUTÂNEA EM PERNAMBUCO.

Cybelle Cristina Rocha Carvalho (UFPE); Nayara Evarito Pontes (UFPE); Tania Tassinari Rieger (UFPE); Antônio Carlos Freitas (UFPE)

Resumo

Os papilomavírus constituem um grupo de pequenos vírus de DNA de dupla fita caracterizados por induzirem a formação de verrugas ou papilomas numa grande variedade de organismos, incluindo o homem. Estas lesões são em geral benignas, podendo regredir naturalmente ou se transformar em tumores malignos. Dentre estes papilomavírus se encontra o papilomavírus bovino (BPV). Até o momento são bem caracterizados seis diferentes tipos de BPVs (BPVs de 1-6) e recentemente outros novos tipos (BPVs 7, 8, 9 e 10) tiveram seu genoma seqüenciado. Na região Nordeste, a presença da papilomatose bovina provoca importantes perdas econômicas para os pecuaristas. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a ocorrência de infecção simultânea por diferentes tipos de BPVs em bovinos afetados pela papilomatose. Foram coletadas 20 amostras de lesões cutâneas de bovinos Bos taurus em uma propriedade leiteira em Pernambuco. Foram realizadas PCRs com primers degenerados FAP59/64 e MY09/11 e específicos para os BPVs 1-6. A presença de BPV foi confirmada em 100% das amostras analisadas. Foi verificado também a ocorrência em uma mesma lesão dos  BPVs 2 e 3,  BPVs 2, 3 e 4, BPVs 2, 3 e 5 e BPVs 2, 3 e 6. Também foram detectados tipos virais em locais diferentes do seu sítio natural de infecção, como o BPV-5 e o BPV-6 que infectam o epitélio cutâneo da região do úbere e teto, porém neste estudo estes tipos virais foram detectados em regiões diferentes destas, como em lesão cutânea sobre o olho e na paleta e dorso do animal. A presença de BPV-4 foi confirmada em 27% das lesões cutâneas. Este achado é no mínimo incomum, já que este tipo de BPV tem tropismo por tecido mucoso. Os resultados aqui apresentados indicam que a distribuição dos tipos virais pode variar daqueles descritos na literatura e que diferentes tipos de BPVs podem ser encontrados em uma mesma lesão. Além disso, a detecção de BPV-4 em lesão cutânea pode suscitar uma discussão a respeito da importância deste achado para a compreensão da biologia da infecção.


Palavras-chave:  Papilomavírus Bovino, Detecção viral, PCR,, Infecção simultânea