25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1980-2


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

ISOLAMENTO E OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO PARA A PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES DE PSEUDOMONAS SPP. PROVENIENTES DA BAIA DE TODOS OS SANTOS – BA – BRASIL

Juan Carlos Rossi-alva (UCSAL); Ana Carolina Ribeiro da Silva (UCSAL); Rejane Rodrigues de Sousa (UCSAL); Sidnei Cerqueira dos Santos (UCSAL)

Resumo

A linha da costa do Litoral Baiano tem sido palco constante para o aparecimento de borras de óleo que são dispersadas em direção à linha da costa, indo encalhar nas praias e manguezais ao longo desta linha. Em virtude dos microorganismos viverem na água do mar, a biodegradação somente poderá ocorrer na interface óleo-água. O óleo encalhado no litoral acima da linha de preamar irá degradar lentamente e pode persistir por muitos anos. No mar, as gotículas de óleo, formadas naturalmente ou por dispersantes químicos, aumentam a área interfacial utilizável para atividades biológicas intensificando a degradação. Neste sentido os biossurfactantes vêm ganhando espaço considerável, pelo fato de serem menos tóxicos ao ambiente e mais biodegradáveis. O objetivo do trabalho foi selecionar e caracterizar linhagens bacterianas, isoladas a partir de amostras de sedimento de manguezais impactados por derrames de petróleo da Baía de Todos os Santos - Bahia, visando avaliar a produção de biossurfactantes. Foram isoladas em meio Cetrimide um total de 34 colônias bacterianas morfologicamente distintas, das quais 26 eram bacilos gram-negativos. Para avaliar a produção de biossurfactantes, os isolados foram inoculados no Meio Salino de Produção (MSP) com a seguinte composição (g/l) KH2PO4 (3,0), K2HPO4 (7,0), MgSO4.7H2O (0,4), NaNO3 (6,0) e glicerol 3%(v/v), assim sendo foram selecionados 07 linhagens pela capacidade dos caldos livres de células de reduzir a tensão superficial utilizando o método de screening Drop-Collapse. Os resultados das provas bioquímicas caracterizam 04 isolados bacterianos como aeróbios estritos, oxidase positivo, motilidade positivo, glicose positivo e lisina positiva. A análise parcial do gene 16S rRNA seqüenciado indica que 02 isolados pertencem ao gênero Pseudomonas. A otimização da concentração do substrato, pH e temperatura foi realizada através do ensaio de emulsificação E24. As melhores condições de cultivo para produção de biossurfactantes (E24>55%) foram na concentração de 2% de glicerol, pH 8.0 e a 25ºC. A redução da tensão superficial, pelos caldos livres de células cultivados com as linhagens de  Pseudomonas spp. nas melhores condições, foi analisada pelo método da gota pendente, reduzindo na media de 70 mN/m  para 40 mN/m para ambas linhagens.

Esta pesquisa teve o apoio financeiro da FAPESB


Palavras-chave:  Surfactantes biológicos, Drop-Collapse, Pseudomonas, Raminolipídeos, Tensão Superficial