25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1977-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

ANÁLISE DO CONTEUDO DE MICOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS ENSINO MÉDIO

Bruno Severo Gomes (UFPE); Lusinete Aciole de Queiroz (UFPE); Cristina Maria Souza-motta (UFPE); Eliane Barbosa da Silva Nogueira (UFPE); Oliane Maria Correia Magalhães (UFPE); Ana Lúcia Figueiredo Porto (UFPE)

Resumo

Introdução: Considerando a educação como um dos fatores para a promoção da saúde, devemos ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático, considerado o instrumento básico do trabalho pedagógico. Objetivos: Analisar e avaliar o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio nos conceitos e nas informações que trazem sobre a micologia.Materiais e métodos: Para cada livro foram analisados os seguintes parâmetros: ano de edição, conceitos, figuras, esquemas explicativos, didática, atividades de fixação e formação cientifica. Foram analisados 12 livros didáticos de biologia destinados ao ensino médio, sendo oito livros de volume único apresentando todo programa das três séries do ensino médio, e quatro livros seriados correspondentes ao segundo ano do ensino médio.  Resultados: O ano de edição variou de 2002 a 2008. A grande maioria é bem ilustrada, com imagens de alguns gêneros de fungos. Alguns deles existe a preocupação com a diagramação, tornando o livro semelhante graficamente a uma revista, onde títulos, chamadas e boxes são recursos gráficos usados. As ilustrações representam fotos de fungos e esquemas de ciclo de vida, mostradas em deferentes escalas. No texto, analisamos clareza, concisão e objetividade da linguagem utilizada, além da ausência de contradições conceituais. Os autores dividem o assunto de diferentes formas, abordando a biologia, importância dos fungos, características gerais, curiosidades, micologia aplicada, classificação, micologia médica, roteiros de estudo, exercícios, testes de vestibulares e atividades complementares. Um ponto que pode confundir o aluno é a falta de padronização dos capítulos referentes à classificação adotada, onde é observada uma falta de padronização na linguagem e classificação em diferentes autores. Tambem é observado, inovações no tocante a animações disponíveis em cd e temas ao final de cada capítulo para discussão.Conclusões: Assim, os livros devem ter uma padronização e ir além do universo escolar, visto que no campo da principalmente saúde, os conceitos devem ser entendidos, aplicados e divulgados para o maior número de pessoas. Observa-se uma melhor abordagem ao longo das adições, mas é preciso construir sempre novas ferramentas de ensino da micologia, mostrando como os fungos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes de várias maneiras em nosso cotidiano.


Palavras-chave:  Micologia, Livro didático, Ensino Médio