25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1950-2


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Erica Pacheco Caetano (UFC); Charles Ielpo Mourão (UECE)

Resumo

A Microbiologia representa um grande desafio àqueles que a lecionam. A presença de seres diminutos, quase que na sua totalidade, dificulta a realização de aulas práticas, tendo em vista a necessidade de técnicas de visualização que demandam o uso de microscópios e outros equipamentos, nem sempre acessíveis. Visando uma abordagem mais didática do mundo quase invisível da Microbiologia, pode-se fazer uso de jogos e modelos didáticos, que representam ferramentas alternativas à construção do conhecimento do aluno. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou o planejamento, confecção, uso e avaliação de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia, com ênfase em Microbiologia. Os modelos foram confeccionados a partir de imagens e gráficos, e os jogos elaborados segundo conteúdo descrito nos livros utilizados pelos alunos, tendo como critério para confecção a utilização de material reciclável e de fácil acesso. Seis modelos e cinco jogos foram avaliados por professores e alunos de três escolas públicas de ensino médio no município de Fortaleza, Ceará, Brasil, nos quesitos facilidade de confecção, aplicabilidade, correlação com o conteúdo visto em sala e capacidade de assimilação dos conhecimentos adquiridos. Como resultados, foi observado que os alunos e professores foram bastante receptivos às atividades de criação e utilização dos jogos e modelos. Cerca de 82% dos alunos consideraram que as atividades foram proveitosas, enquanto 87,5% consideraram que o processo de aprendizagem foi facilitado com o uso dos modelos. A totalidade dos professores entrevistados considerou que os jogos facilitaram a transmissão do conhecimento, atribuindo o conceito positivo aos mesmos. Assim, a função educativa de jogos e modelos didáticos foi confirmada durante a aplicação nas escolas, uma vez que favorece o processo de ensino por parte dos professores, tornando as aulas mais dinâmicas, enquanto cria no aluno uma maior facilidade em reter e assimilar o conhecimento adquirido.


Palavras-chave:  Jogos didáticos, Modelos, Ensino