25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1931-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

AVALIAÇÃO DE ENTEROBACTÉRIAS DA SEÇÃO DE COLEÇÃO DE CULTURAS DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ PELO SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO BBL CRYSTAL TM

Lia Teixeira Bastos (IAL); Mônica Cândida Georgete Scola (IAL); Julia Maria Martins Souza Felippe (IAL); Tânia Sueli de Andrade (IAL)

Resumo

A coleção de enterobactérias da Seção de Coleção de Culturas do Instituto Adolfo Lutz foi iniciada na década de 60 com depósitos de Escherichia coli do Dr. Luis Rachid Trabulsi que confiou a esta coleção a manutenção das mesmas após caracterização no CDC, USA. Durante décadas estas linhagens foram requisitadas pelo pesquisador para trabalhos posteriores, além de serem fornecidas para a comunidade científica em geral. A manutenção foi realizada por repiques a cada dois anos, em meio de cultura ágar ovo até 1977 e a partir desta data foi introduzida também a manutenção por liofilização. Após 1977 a periodicidade dos repiques aumentou para 10 anos, o que se mantém até hoje, uma vez que, essas linhagens não foram reavaliadas, o objetivo do presente trabalho foi verificar se a caracterização bioquímica das mesmas ainda estava presevada. Foram selecionadas para o estudo 232, as quais foram avaliadas pelo sistema miniaturizado de identificação BBL Crystal TM, além dos testes de indol e oxidase. Apresentaram resultados correspondentes a identificação de origem 202, sendo 152 de E.coli e outras 50 de 11 gêneros com 18 espécies diferentes. Outras 15 linhagens necessitaram de uma segunda análise para a confirmação e 8 não puderam ser identificadas por este método. A manutenção por repiques sucessivos não é considerada de escolha, métodos de liofilização e congelamento são os mais indicados, portanto a confirmação de 87,07% do total de linhagens analisadas foi considerada viável, pois estavam sendo mantidas por período longo por método não considerado ideal. De acordo com o resultado a avaliação foi pertinente do sistema de identificação BBL Crystal TM para este tipo de amostra, pois o sistema é rotineiramente utilizado para identificação de isolados clínicos recentes.


Palavras-chave:  coleção, culturas, BBL Crystal, enterobactérias, Escherichia coli