25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1922-1


Área: Virologia ( Divisão P )

SOROPREVALÊNCIA DE HEPATITE VIRAL C EM DIA MUNDIAL DE DIVULGAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, RJ - 2008

Kmr do Ó (FMSP/RJ); Cf Ginuíno (FIOCRUZ - RJ); Carlos Augusto Fernandes (LACEN/RJ); Aline A. Pastore (LACEN/RJ); Sr Sales (LACEN/RJ); Rosane da Silva Marinelli (LACEN/RJ); Fatima Napoleão (LACEN/RJ)

Resumo

A hepatite viral C constitui um problema de saúde pública e corresponde a principal causa de indicação de transplante de fígado, acometendo mais de 160 milhões de indivíduos no mundo e com perspectiva para 2010 de mortalidade de 40.000 pacientes por doença hepática crônica relacionada ao VHC.  Cerca de 20% dos portadores crônicos podem evoluir para cirrose e hepatocarcinoma.  Os estudos epidemiológicos no Brasil são escassos e, em geral, ocuparam-se de grupos populacionais específicos.  A soroprevalência na população brasileira é variável de 0,7% a 2,1% (segundo o Inquérito Nacional em Bancos de Sangue).
Objetivos: Identificar a prevalência do VHC em campanha visando diagnóstico precoce e encaminhamento ao Centro de Referência para Hepatites Virais.
Método: Através de protocolo preestabelecido foram coletadas amostras de sangue de 159 voluntários, maiores de 11 anos, com história de cirurgia prévias, promiscuidade, transfusão sanguínea, profissionais de saúde, doença hepática crônica, DST, tatuagens, piercings e tratamentos dentários.  A determinação sorológica do anti-HCV foi realizada no Laboratorio Central Noel Nutels - LACEN/RJ e foram utilizados kits comerciais para automação em equipamento Axsym da Abbott, metodologia EIA de 3a geração.
Resultados: Nos 159 indivíduos testados, houve predomínio do sexo feminino 159/92 (57,7%) contra 67 do sexo masculino (42,1%).  A idade variou de 11 a 74 anos, com média de 40 anos.  Foram detectados 3 casos positivos para anti-HCV(1,59%).  Fatores de risco estiveram presentes em todos os indivíduos testados 3/3 (100%).
Conclusão: Pelos resultados obtidos verificamos que os indíces encontrados justificam a monitoração da comunidade através de campanhas de esclarecimento.


 


Palavras-chave:  VIROLOGIA, HVC, SOROPREVALENCIA