25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1911-1


Área: Imunologia Clínica e Diagnóstico ( Divisão F )

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA IMUNITÁRIA CELULAR A ANTÍGENOS MICOBACTERIANOS NO SANGUE PERIFÉRICO DE PACIENTES TUBERCULOSOS E CONTATOS SAUDÁVEIS.

Fernanda Luiza Pedrosa Guimarães (IOC/Fiocruz); Vinicius Ribeiro Cabral (IOC/Fiocruz); Else Bartholdy Gribel (ENSP/Fiocruz); Maria Helena Feres Saad (IOC/Fiocruz)

Resumo

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa de transmissão aérea. Aproximadamente 90% dos indivíduos infectados permanecem com a infecção em estado latente (LTBI), podendo potencialmente desenvolver a doença ao longo da vida. Estratégias que possam predizer quais dos infectados estão em risco de desenvolver doença seria de grande utilidade no controle da TB. Neste estudo, os antígenos 16kDa, que é mais produzido pelas bactérias no início da infecção ou em situação de stress, como por exemplo em estado de latência, e as combinações 38kDa/CFP-10 e a internacionalmente utilizada ESAT-6/CFP-10 serão avaliados, em pacientes com TB pulmonar e seus contatos recentes (Ctr) e indivíduos sadios de área endêmica (Cae), quanto ao perfil de resposta por IFN-γ gerado em cada grupo de indivíduos. Células polimorfonucleadas do sangue periférico foram obtidas, estimuladas com os antígenos propostos e o IFN-g produzido foi mensurado no sobrenadante das culturas de linfócitos por método imunoenzimático (ELISA). Basicamente, foram obtidos três tipos de perfis de resposta. Perfil 1 observa-se resposta linear ou similar para os três antígenos. Perfil 2, embora respondendo ao 16kDa e 38kDa/CFP-10, a resposta mais expressiva está direcionada ao ESAT-6/CFP-10. Perfil 3 há maior resposta para o 16kDa, decaindo em direção ao 38kDa/CFP-10 e ESAT-6/CFP-10. Considerando as características dos antígenos, o perfil 3 de resposta poderia estar relacionado à infecção latente, e a resposta alta ao 16kDa seria protetora no desenvolvimento da TB. O perfil 2 de resposta poderia estar associado à célula de memória, pois dois Ctr são moradores de favela com alta endemia para TB, e um reverteu a positividade do PPD (negativou). O perfil 1 de resposta pode ser traduzido em estado de infecção recente. Este estudo mostra que o padrão de resposta de IFN-γ às combinações associadas ao 16kDa são similares, sugerindo o potencial de ambas como ferramenta para auxiliar na identificação de perfis de resposta por  IFN-γ em contatos. Entretanto, para associar algum destes perfis ao risco de desenvolver doença é necessário um estudo longitudinal acompanhando-os por pelo menos dois anos.

 

Suporte Financeiro: CNPq/FAPERJ/POM-FIOCRUZ, Programa de Cooperação Brasil x Alemanha.


Palavras-chave:  Mycobacterium tuberculosis, antígenos recombinantes, interferon-gama