25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1907-1


Área: Educação em Microbiologia ( Divisão M )

MODELANDO A DECOMPOSIÇÃO: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Bárbara Monique dos Santos Reis (UNEB); Laise Santa Cruz dos Santos (UNEB); Marcos Fábio Oliveira Marques (UNEB)

Resumo

Fungos representam um grande grupo de organismos multicelulares e alguns unicelulares, ocorrendo no solo e vários compostos orgânicos. No entanto, o ensino deste grupo no ensino fundamental e médio tem se restringido a memorização de conceitos e de uma visão errônea que salienta apenas os malefícios do grupo. No entanto, aprendizagem é um fenômeno complexo, que envolve uma série de variáveis, ocorrendo uma interação afetiva, cognitiva e psicomotora. Nesse contexto, os materiais curriculares ajudam os professores a responder aos problemas concretos que surgem durante o processo de planejamento, execução e avaliação de uma atividade. Portanto, os modelos didáticos servem para que os alunos compreendam um objeto que se apresenta em três dimensões e constitui simplificações do objeto real, sendo desta forma muito útil para a microbiologia. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar a confecção de fungos microscópicos em massa de modelar para subsídios as aulas sem microscópios de ciências e biologia. Foram confeccionados 100 modelos didáticos, reproduzindo as estruturas dos fungos conidiais participantes do processo de decomposição, utilizando-se de massa de modelar e placas de Petri descartável, bem como oficina com participação de alunos, onde eles construíam seus modelos. Além de atividade investigativa utilizando garrafas plásticas, contendo cada uma delas restos orgânicos, plástico entre outros, em três condições: submersos em água, enterrados e expostos ao ar. Estes modelos foram aplicados em escolas municipais e estaduais de Senhor do Bonfim-BA, durante 2007, servindo como apoio as aulas sobre fungos e reforçando a aprendizagem destes alunos. Através destes, os alunos puderam compreender melhor as estruturas fúngicas, processos reprodutivos e importância dos mesmos. E através da experimentação, os estudantes puderam observar que além de microrganismos, há participação de outros agentes que degradam os materiais, como também que alguns como vidro e plásticos degradam-se lentamente. Assim, este recurso favorece a aprendizagem, bem como oferece idéias, propostas e sugestões que dinamizam o trabalho dos professores de ciências e biologia.

 

Palavras-Chave: Aulas, fungos, materiais.


Palavras-chave:  Aulas, Fungos, Materiais