25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1900-1


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

UTILIZAÇÃO DE PLASMA DE COELHO E DE CAVALO NO TESTE DE COAGULASE EM ESTAFILOCOCOS ISOLADOS DE LEITE DE CAPRINOS E OVINOS DA CIDADE DE VALENTE-BA

Milka Carvalho de Azevedo (UNIVASF); Rodolfo de Moraes Peixoto (UNIVASF); Chirles Araujo de França (UNIVASF); Mateus Matiuzzi da Costa (UNIVASF)

Resumo

O teste de coagulase é utilizado para identificar espécies de estafilococos patogênicos, realizado tradicionalmente com plasma de coelho. Este trabalho objetivou verificar a viabilidade da utilização do plasma de cavalo, como material alternativo ao plasma de coelho no teste de coagulase em tubos para estafilococos isolados em leite cru de caprinos e ovinos. Foram analisadas 102 amostras de Staphylococcus spp. obtidas de leite de caprinos e ovinos do município de Valente, Estado da Bahia. Posteriormente, as cepas foram cultivadas em caldo BHI, e incubadas a 37ºC por 24h. De cada cultura, 0,1 ml de BHI foi inoculado em 0,5 ml de plasma de coelho (diluído em solução salina na proporção 1:10); e em 0,5 ml de plasma de cavalo, com incubação a 35ºC. Foram realizadas 4 leituras: 1h, 3h, 6h e 24h após incubação. As amostras que apresentaram formação de coágulo, independente do grau, foram consideradas como coagulase positiva. Foram utilizados como controle positivo e negativo Staphylococcus aureus e S. epidermides, respectivamente. Das 102 amostras testadas, 30 (29,4%) apresentaram coagulase positiva com plasma de coelho e plasma de cavalo. Nenhuma amostra se mostrou positiva apenas com um tipo de plasma estudado. Esta análise mostra concordância de 100% entre os resultados obtidos com os dois plasmas estudados, confirmando a possibilidade da utilização de plasma de cavalo no teste de coagulase em tubo para identificação de Staphylococcus spp isolados de leite de caprinos e ovinos. Os resultados assumem fundamental importância prática, uma vez que a obtenção de plasma de cavalo é mais fácil e mais prática. A partir da análise dos resultados do presente estudo, concluiu-se que a prova de coagulase em tubos utilizando-se plasma de cavalo pode substituir fidedignamente o teste realizado com plasma de coelho.


Palavras-chave:  COAGULASE, COELHO, ESTAFILOCOCOS, LEITE, PLASMA