25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1862-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ANÁLISE DA SUSCETIBILIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE BACILOS ENTÉRICOS E PSEUDOMONAS ISOLADOS DO BIOFILME FORMADO SOBRE PRÓTESES DENTÁRIAS TOTAIS DE PACIENTES ATENDIDOS NO CEO - SOBRAL - CE 

Sanrrangers Sales Silva (UFC); Maximilo de Oliveira Ribeiro (UFC); Ticiana Mont'alverne Lopes Parente (UFC); Hellíada Vasconcelos Chaves (UFC); Iriana Carla Junqueira Zanin (UFC); Francisco Cesar Barroso Barbosa (UFC)

Resumo

Bacilos entéricos e pseudomonas têm sido isolados da cavidade bucal de indivíduos portadores de prótese dentária, contudo há uma variação geográfica na freqüência de isolamento. A presença desses microrganismos no biofilme formado sobre próteses totais deve ser destacada quanto ao potencial patogênico dos mesmos, implicados em severas infecções sistêmicas. Além disso, infecções causadas por essas bactérias podem ser difíceis de tratar devido à resistência desses organismos a uma variedade de antibióticos. O objetivo desse trabalho foi verificar a suscetibilidade antimicrobiana in vitro e a concentração inibitória mínima (CIM) de 01 cepa de Serratia liquefaciens, 02 de Enterobacter cloacae, 01 de E. gergoviae, 01 de E. aerogenes, 01 de Pseudomonas aeruginosa, 01 de P. putida e 01 de Burkholderia pseudomallei isoladas do biofilme formado sobre próteses totais de indivíduos sistemicamente saudáveis, habitantes de Sobral - CE e atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do referido município. A sensibilidade antimicrobiana das espécies foi avaliada através do E-Test® para os antibióticos ciprofloxacina (CIP), cefotaxima (CTX), doxiciclina (DOX), imipenem (IPM) e tobramicina (TOB) seguindo as recomendações do fabricante.  A concentração inibitória mínima (MIC) para os isolados de diferentes espécies variou de 0,003 a 0,064 µg/mL para CIP; 0,064 a ≥ 32 µg/mL para CTX; 0,25 a 24 µg/mL para DOX; 0,032 a 0,5 µg/mL para IPM e 0,023 a 1µg/mL para TOB. Os resultados demonstraram que todas as espécies analisadas foram suscetíveis a maioria dos antimicrobianos testados. Contudo, as espécies de E. gergoviae, E. aerogenes e P. aeruginosa mostraram-se resistentes à cefotaxima.  Esses achados evidenciam a ocorrência de cepas resistentes a antibióticos comumente usados na clínica odontológica no biofilme formado sobre próteses dentárias, implicando em cautela quando do uso de antimicrobianos sem prévia análise microbiológica.


Palavras-chave:  Bacilos entéricos, Biofilme, Prótese dentária total, Pseudomonas, Suscetibilidade antimicrobiana