25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1860-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

COMPARAÇÃO DA CARGA BACILAR EM AMOSTRAS DE ESCARRO DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR, COLETADAS NO PERÍODO DE 0,5; 5 E 12 HORAS

Cristina Paula Nascimento (UFES); Maria Guimarães Siqueira (UFES); Moisés Palaci (UFES); David Hadad Jamil (UFES); Reynaldo Dietze (UFES)

Resumo

INTRODUÇÃO: O longo tempo de tratamento, a emergência de bactérias resistentes e o reduzido número de drogas eficazes contra tuberculose constituem-se nos principais obstáculos para o controle da doença. Assim, ensaios clínicos para descoberta de novas drogas anti-TB são de extrema importância. Porém esse procedimento é caro e demanda tempo. A avaliação da atividade bactericida precoce (ABP) de uma droga é um padrão ouro para ensaios clínicos, e é utilizada para agilizar as informações sobre novas drogas quanto a sua atividade antimicrobiana na tuberculose. Para a avaliação da ABP é necessária uma coleta de escarro por 12 horas. Sabe-se que amostras de escarro pontual apresentaram carga bacilar de 5.2 log10 UFC/ml,e  a carga de amostras em pool de 12 horas foi de  6.74 log10 UFC/ml .Esses dados ressaltam a hipótese de que um pool de 5 horas coletado pela manhã, onde o paciente teria acumulado a secreção durante a noite, poderia chegar a resultados compatíveis com a coleta de 12 horas, beneficiando novos estudos de ABP. Visto que um pool de escarro de 12 horas requer internação, distanciamento da família, maior risco de contaminação da cultura, gasto financeiro elevado e maior tempo de monitoramento do paciente.MATERIAIS E MÉTODOS: Pacientes (N=7) com tuberculose pulmonar bacilífera virgens de tratamento foram arrolados para este estudo. Assim foram realizadas três coletas consecutivas de escarro de cada paciente: amostra pontual (30 min), pool de escarro por 5 e 12 horas. As amostras de escarro foram digeridas com N-acetil-L-cisteína. Diluições seriadas da ordem de 10 vezes foram preparadas e alíquotas de 60µl foram semeadas separadamente em meio 7H10 seletivo para quantificação da carga bacilar. RESULTADOS: A carga bacilar no escarro pontual, 5 e 12 horas foram respectivamente as seguintes:6,12 log10 CFU/ml; 6,88 log10 CFU/ml; 6,95 log10 CFU/ml. CONCLUSÃO: Esses dados preliminares sugerem que um pool de escarro de 5 horas apresenta uma carga bacilar satisfatória para avaliação da ABP de drogas anti-TB.


Palavras-chave:  tuberculose, atividade bactericida precoce, ensaio clínico, carga bacilar, pool de escarro