25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1848-1


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E MOLECULAR DE BACTÉRIA REDUTORAS DE SULFATO ISOLADAS NA RPPN DO CARAÇA - MG

Ivan Cezarini Patrício (Proágua / UFOP); Maria Célia da Silva Lanna (Proágua / UFOP); Silvana de Queiroz Silva (Proágua / UFOP)

Resumo

     O estudo sobre bactérias redutoras de sulfato (BRS) tem focado entre vários aspectos a sua identificação e a importância das mesmas na remediação de ambientes contaminados por diferentes substâncias, visto as crescentes preocupações com relação às questões do meio ambiente. O uso de microrganismos na remediação requer um conhecimento detalhado sobre a sua fisiologia e bioquímica, sendo o mesmo subsidiado por diversas pesquisas visando o aprimoramento de técnicas de isolamento e identificação das diversas características que tornam este grupo de bactérias de grande utilidade nestes processos.
     No presente trabalho, analisaram-se as características morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e moleculares de seis espécies de BRS isoladas de duas amostras de sedimentos coletadas de uma região do Rio Conceição localizada na RPPN do Caraça em Minas Gerais. Observações morfológicas dos isolados foram realizadas por meio de microscopias ótica e eletrônica e demonstraram características morfológicas distintas assim como testes de coloração de Gram. Da mesma forma os testes bioquímicos visando a utilização de diferentes comostos de carbono pelos isolados, à saber lactose, glicose, lactato, acetato, etanol, acetona, benzeno, butirato e propionato; também revelaram variações entre os mesmos. Os parâmetros citados premitiram pressupor a identificação taxonômica de alguns isolados como pertencentes à família Firmicutes (Gêneros Desulfotomaculum, Desulfosporosinus ou aproximados) e à família Desulfobulbaceae (Gêneros Desulfobulbus, Desulfacinum ou aproximados). A investigação da fisiologia dos isolados por meio da determinação da redução de sulfato e produção de sulfeto foi realizada por métodos turbidimétricos e colorimétricos, respectivamente. Por fim, os experimentos moleculares para confirmação da identificação dos isolados foram realizados segundo metodologia padrão para extração e PCR utilizando primers para o gene DNA ribossomal 16S e posterior sequenciamento.
     Os resultados se mostraram muito satisfatórios, pois a capacidade dos isolados em utilizar muitos compostos diferentes de carbono em seu metabolismo permite várias opções para o seu cultivo. Além disso, a fisiologia de consumo de sulfato e concomitante produção de sulfeto mostra que os isolados podem ser utilizados tanto para remediar águas residuárias com grandes concentrações de sulfato quanto para processos de lixiviação, uma vez que o sulfeto produzido reage com metais de importância econômica que podem ser recuperados destas águas, processo este que também pode ser utilizado como uma forma de reduzir níveis de metais pesados das mesmas, diminuindo os poluentes do ambiente.


Palavras-chave:  Bactérias Redutoras de Sulfato, Lixiviação, Caracterização, Bioquimica, Molecular