25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1767-2


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE A ANTIFÚNGICOS DE AMOSTRAS CLÍNICAS DE CRYPTOCOCCUS NEOFORMANS POR CURVA DE MORTE E MICRODILUIÇÃO EM CALDO

Mara C.s.m.pappalardo (HER); Marilena M. dos Anjos (IAL); Sandra R.b.s.pukinskas (IAL); Sônia U.purisco (IAL); Mônica M.f.péria (IAL); Patrícia E.g.gradin (IAL); Lucas X.bonfietti (IAL); Maria Walderez Szeszs (IAL); Marcia S.c. Melhem (IAL)

Resumo

Criptococose do sistema nervoso central (CSNC) é uma das doenças oportunistas fatais em casos de aids. A ocorrência de recidivas e as taxas de letalidade em criptococose são imputadas a diversos fatores, incluindo características do agente etiológica, a levedura capsulada Cryptococcus neoformans. A menor sensibilidade a antifúngicos desta levedura após exposição a fluconazol (FCZ) e anfotericina B (AMB) é uma das causas aventadas para esse fato. Testes de sensibilidade in vitro como microdiluição em caldo e curvas de morte são as metodologias indicadas nas literaturas especializadas. O estudo deste agente pode contribuir para controle dessa grave infecção e, para tanto, 147 isolados consecutivos de C. neoformans foram obtidos de líquido cefalorraquideano (LCR) de 32 pacientes com Aids com (CSNC) atendidos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital de referência para doenças infecciosas no estado de São Paulo, Brazil. Quinze pacientes receberam somente AMB como terapia inicial, dez pacientes receberam terapia combinada de AMB com FCZ e 7 pacientes receberam combinação de FCZ com flucocitosina (5FC). A suscetibilidades in vitro dos isolados de C. neoformans a AMB, FCZ e 5FC foram determinadas pelo método de microdiluição segundo comitê europeu EUCAST. Estudos de curvas de morte foram realizados para avaliar o atividade fungicida da AMB. As interações entre os agentes antifúngicos foram monitoradas através da metodologia do tabuleiro de xadrez. Foi observado, in vitro, efeito de indiferença entre as drogas FCZ e AMB ou FCZ e 5FC. Não houve nenhuma tendência entre níveis mais altos de concentração inibitória mínima em cepas isoladas de pacientes que tiveram falha na resposta terapêutica e aqueles que apresentaram bom resultado. Esses dados sugerem que a sensibilidade antifúngica de C. neoformans, determinada pelas metodologias de microdiluição em caldo e curvas de morte não são capazes de predizer resultados clínicos em pacientes com Aids e CSNC e a utilizade destes testes para este agente permanece incerto.


Palavras-chave:  Cryptococcus neoformans, Microdiluição em Caldo, Curva de Morte, Anfotericina B, Fluconazol