25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1754-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

ENVOLVIMENTO DE POLISSACARÍDEOS DA PAREDE CELULAR DE FUSARIUM OXYSPORUM NA INTERAÇÃO COM MACRÓFAGOS PERITONIAIS DE CAMUNDONGO

Adriana da Silva Caneppa (UNIRIO); Kethelin Lagni (UNIRIO); Patricia Incerte Filizzola (UNIRIO); Rodrigo Rollin Pinheiro (UFRJ); Vera Carolina Bordallo Bittencourt (UNIRIO); Elisabeth Santos Maximiano (UNIRIO); Eliana Barreto Bergter (UFRJ); Rosa Maria Tavares Haido (UNIRIO)

Resumo

 

Fusarium oxysporum é um fitopatógeno descrito como agente emergente de infecções oportunistas em humanos. Em pacientes imunocomprometidos, pode causar doença disseminada sendo o segundo agente mais comum, precedido apenas por Aspergillus. Um polissacarídeo bruto (PB) extraído da parede celular do micélio (2% KOH/2h/100ºC) foi fracionado por cromatografia de troca iônica de alta performance (HPAEC) originando três frações: fração neutra (FI) e frações acidicas (FII e FII). Em experimentos de ELISA o PB e a FIII reagiram fortemente com soro de coelho imunizado com células totais de F. oxysporum (SIC). Nesse trabalho, a presença dessas frações na superfície do micélio foi demonstrada por reação de imunofluorescência com SIC utilizando PB, FII e FIII como inibidores. O PB e a FIII foram capazes de inibir a reação numa concentração de 250mg/mL. A presença do PB, FII e FIII na superfície do conídio também foi avaliada. Através das técnicas de FACs e ELISA, utilizando conídios e SIC, observamos inibição da reatividade quando  o soro  foi pré incubado com o PB e as frações acídicas(250mg/mL) evidenciando a exposição desses componentes na superfície do conídio. Nesse contexto, experimentos com macrófagos peritoniais de camundongos e conídios de F. oxysporum foram realizados para verificarmos a participação dessas moléculas na interação do fungo com as células envolvidas no contato inicial do patógeno com o sistema imune. Os macrófagos, obtidos após estimulação com tioglicolato, foram plaqueados e pré-incubados com PB, FII e FIII nas concentrações 50,100 e 200mg/ml (1h/37ºC/5%CO2). A seguir, foram colocados para interagir com os conídios (1h/37ºC/5%CO2). Uma inibição acentuada da internalização dos conídios foi observada quando utilizamos o PB e as frações II e III na concentração de 200mg/ml. A participação de glicoconjugados de superfície de fungos na interação com macrófagos tem sido relatada. Nossos resultados sugerem que, também em F. oxysporum, estas moléculas estejam envolvidas na fagocitose do fungo.

 


Palavras-chave:  ELISA, FACs, Fusarium oxysporum, interação, polissacarídeo