25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1740-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ESTUDO DA DETECÇÃO SIMULTÂNEA DE DOENÇAS INFECCIOSAS ATRAVÉS DA TRIAGEM PRÉ E NEONATAL UTILIZANDO O KIT NEOMAP TORSCH

Vanessa Luciana Silva (Intercientifica); Claudio Augusto Sampaio Filho (Intercientifica); Raquel Veturiano (Intercientifica); Lara Alves Maia (Intercientifica); Aline Maria Faria (Intercientifica); Sônia Khouri (UNIVAP)

Resumo

Resumo: No Brasil, doenças infecciosas durante a gestação são relativamente freqüentes, ocorrem em 0,5 a 2,5% de todos os nascimentos, com a maioria dos casos assintomáticos, embora possam manifestar-se de formas graves com abortos, mortes fetais e neonatais, afetando, especialmente, populações menos favorecidas. São doenças ou síndromes de diferentes etiologias (bactérias, vírus, protozoários), que apresentam semelhanças clínicas, representadas principalmente pelo acrônimo ToRSCH (Toxoplasmose; Rubéola; Sífilis; Citomegalovírus e Herpes simples). A triagem neonatal é um dos vários programas, de triagem populacional, existentes. Este projeto consiste em um estudo multicêntrico de diagnóstico precoce de doenças infecciosas, capaz de analisar com uma única amostra de sangue, a presença de anticorpos IgM,  determinando as doenças infecciosas acima citadas.  A metodologia da análise foi a denominada xMAP, que utiliza como forma múltipla de diagnóstico um conjunto de microesferas de diferentes tonalidades de cor que se acoplam a antígenos específicos. A Intercientifica, desenvolveu o kit NeoMAP® ToRSCH, que por meio do equipamento Luminex 100/200 analisou 20.696 amostras de sangue seco impregnadas em papel filtro Wathman nos períodos entre Maio de 2008 até Fevereiro de 2009. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância do acompanhamento dos neonatos e de mães que apresentam sorologia compatível com a infecção, mostra também a importância dos testes imunodiagnósticos de doenças infecciosas comuns em nosso meio aplicado aos gestantes e neonatos. De acordo com os dados obtidos, verificou-se a freqüência das doenças, sendo: 6,9% para Toxoplasmose; 1,2% para Rubéola; 3,1% para Sífilis; 0,2% para Citomegalovírus e 3,1% para HSV, e maior incidência de casos positivos (>120 UA/mL ) foi para Toxoplasmose, Sífilis e Herpes I-II. Considera-se até o momento, o kit inédito, onde com apenas uma única amostra, podem ser analisados os anticorpos específicos dessas doenças. Demonstrando assim, economia em insumos, agilidade na obtenção e liberação e precisão de resultados, pois com esta metodologia há oportunidade em se realizar 100 replicatas "leituras" de cada amostra analisada.

Apoio Financeiro: Projeto multicêntrico (N° 01.07.0034.00) realizado pela empresa Intercientífica com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FINEP e a executora Fundação Valeparaibana de Ensino. 


Palavras-chave:  triagem pré natal, triagem neonatal, doenças infecciosas