25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1727-1


Área: Micobacteriologa ( Divisão C )

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA PARA TESTE DE SENSIBILIDADE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA PROFESSOR HÉLIO FRAGA NO PERÍODO DE 2002 A 2009.

Reginalda Ferreira de Melo Medeiros (CRPHF); Angela Maria Werneck Barreto (CRPHF); Joselba Borges de Melo Araújo (CRPHF); Mariza Villas Boas da Silva (CRPHF); Leda Maria dos Santos (CRPHF); Mavilde da Conceição Porreca (CRPHF); Cristina das Graças Macedo Arruda (CRPHF); Fatima Moreira Martins (CRPHF); Maria Alice da Silva Telles (CRPHF)

Resumo

O laboratório de Referência Nacional em Bacteriologia da Tuberculose do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Ensp/Fiocruz participa de ensaios de proficiência para teste de sensibilidade providos por Laboratórios Supranacionais de Referência da Organização Mundial de Saúde/OMS desde 2002. O ensaio de proficiência é uma metodologia utilizada  na avaliação externa da qualidade de um laboratório. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a série histórica dos resultados de proficiência de teste de sensibilidade as drogas de primeira linha utilizadas no tratamento da tuberculose. O método das proporções descrito por Canetti e colaboradores e o BACTEC MGIT960 TB são os mais utilizados para avaliar a sensibilidade as drogas em tuberculose. Metodologia: um painel de proficiência constando de 30 cepas de Mycobacterium tuberculosis avaliados por ano (2002 a 2008) para as drogas  estreptomicina ( S), isoniazida  ( I ),  rifampicina ( R) e etambutol ( E) no método da proporções (MP) em meio de Lowenstein Jensen (LJ) e dois painéis avaliados no método automatizado BACTEC MGIT 960 e no MP (2009). A eficiência esperada é de 92% para estreptomicina e etambutol , 97% para isoniazida e de 99% para rifampicina. Resultados: A eficiência obtida nos painéis de 2009 para o MP foi de 100% para I, R, E e de 96,3 % para S e para o método BACTEC MGIT 960 de 100% para S, I, R e de 92% para E. A reprodutibilidade intralaboratorial observada, com exceção do E na metodologia BACTEC MGIT960, foi de 100% para todas as drogas nas duas metodologias. Os resultados demonstraram que o laboratório apresenta alta qualidade para realizar a duas metodologias de teste de sensibilidade. Resultados semelhantes de eficiência foram observados nos painéis anteriores. A participação em ensaios de proficiência permite o monitoramento contínuo da qualidade dos exames realizados no laboratório.



Palavras-chave:  proficiência, teste de sensibilidade, M. tuberculosis, método das proporções, BACTEC MGIT 960