25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1710-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

TRIAGEM DE MRSA: COMPARAÇÃO ENTRE UM E MÚLTIPLOS SÍTIOS DE COLETA USANDO O NOVO ESWAB MRSA COLLECTION KIT TM 

Liana Carbalho Menezes (UNIFESP/EPM); Luiz Roberto Chirotto Filho (UNIFESP/EPM); Talita Trevisani Rocchetti (UNIFESP/EPM); Jussimara Monteiro (UNIFESP/EPM); Martha Gabriela Celle Ribeiro (UNIFESP/EPM); Antonio Carlos Campos Pignatari (UNIFESP/EPM); Suzane Silbert (UNIFESP/EPM)

Resumo

Triagem de MRSA: Comparação entre um e multíplos sítios de coleta usando o novo Eswab MRSA Collection Kit

Liana Carballo Menezes, Luiz Roberto Chirotto Filho, Talita Trevizani Rocchetti, Jussimara Monteiro, Martha Gabriela Celle Ribeiro, Antonio Carlos C. Pignatari, Suzane Silbert .

Laboratório Especial de Microbiologia Clínica, Universidade Federal de São Paulo.

 

Um novo Kit “Eswab MRSA Collection Kit™” (Copan, EUA) foi desenvolvido para coletar e transportar amostras clínicas para o isolamento de MRSA. Este kit é composto por 3 swabs de tamanho regular, permitindo a coleta de  3 sítios diferentes de um mesmo paciente e um tubo com 1 mL de meio líquido Amies modificado para o transporte das amostras. Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar os “Eswab MRSA Collection Kit™” para a triagem de MRSA e 2) comparar os resultados obtidos em um e em múltiplos sítios de coleta. Material e métodos: Um total de 20 pacientes e 10 profissionais da área da saúde do hospital São Paulo (Brasil), foram triados para colonização de MRSA. As amostras foram coletadas de cada paciente/profissional por dois métodos diferentes: 1) Coleta de um único sítio (porção anterior da narina) usando o swab com Amies Agar (Copan, EUA); e 2 ) Coleta de múltiplos sítios (porção anterior da narina, garganta, axíla) usando o “Eswab MRSA Collection Kit™”. Após a coleta, os swab Amies Agar Gel foram inseridos em salina e passados no vortex, enquanto que os 3 Eswabs de cada paciente foram inseridos no mesmo meio líquido Amies, resultado num “pool” de amostras do mesmo paciente. Três aliquotas de 200μl foram coletadas de cada meio e testadas para MRSA por 3 métodos diferentes: PCR em Tempo Real, cultura direta usando CHROMagar MRSA (Probac, Brasil) e cultura pré-enriquecida em meio TSB seguido por CHROMagar MRSA. Para controle positivo foram utilizadas duas amostras clínicas de MRSA identificadas previamente. Resultados: Entre os 30 indivíduos coletados, 9 foram MRSA-positivos. Os resultados de ambos os métodos de coleta e dos 3 testes para o isolamento de MRSA foram concordantes em 100% dos casos. Conclusão: Nosso estudo corroborou a literatura mostrando que o local essencial para a coleta de MRSA são as narinas anteriores. Por outro lado, a coleta de múltiplos sítios vem sendo instituída em vários hospitais do mundo. Para esta finalidade o “Eswab MRSA Collection Kit™” provou ser uma escolha excelente para a triagem de MRSA, permitindo a coleta de múltiplos sítios sem aumentar o custo dos exames  e ao mesmo tempo, extendendo as chances de isolamento de pacientes colonizados por MRSA.


Palavras-chave:  MRSA, Coleta, Kit