25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1704-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

CULTURA QUANTITATIVA DE SECREÇÃO ENDOTRAQUEAL: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

Cássio Antonio Lanfredi dos Santos (UNIARA); Flávio Ferraz Campos Júnior (UNIARA); Adilson César de Abreu Bernardi (UNIARA)

Resumo

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é uma conseqüência da falta de equilíbrio entre os mecanismos de defesa do indivíduo e o agente microbiano. Os exames laboratoriais de cultura quantitativa de secreção endotraqueal vêm sendo utilizado para diferenciar colonização de infecção, aprimorando o diagnóstico etiológico da pneumonia associada à ventilação mecânica. Esta pesquisa tem por objetivo, investigar, a PAVM pela avaliação de culturas quantitativas de secreção endotraqueal de neonatos intubados em unidade de terapia intensiva neonatal (UTI-N). A pesquisa foi realizada no Laboratório de Microbiologia da Santa Casa por meio de técnica de semeadura quantitativa com alça calibrada seguindo recomendações da ANVISA para verificar melhor confiabilidade nos resultados e descartar os possíveis casos de contaminação e colonização de pacientes que tiveram o diagnóstico clínico de pneumonia associada à ventilação mecânica realizado pelo médico assistente. Foram avaliadas 92 amostras de secreções endotraqueais, onde 59 (64,1%) amostras mostraram negativas pela ausência de crescimento bacteriano e 33 (35,9%) apresentaram crescimento ≥106 UFC/mL, indicação de processo infeccioso segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia. Destas 33 (35,9%) amostras positivas para processo infeccioso, 15 (45,5%) foram para Acinetobacter baumannii, 6 (18,2%) para Escherichia coli, 5 (15,1%) para Pseudomonas aeruginosa, 4 (12,1%) para Staphylococcus coagulase-negativa, 2 (6,1%) para Enterobacter sp, 1 (3%) para Staphylococcus aureus. Os resultados de cultura quantitativa de secreção endotraqueal são usados para auxiliar o diagnóstico clínico de PAVM e ajustar ou, por vezes, retirar o tratamento empírico. A coleta do material para cultura quantitativa de secreção endotraqueal é de procedimento não-invasivo, de fácil repetição e útil na avaliação da microbiota bacteriana desses pacientes, como indicador das mudanças que ocorrem no ambiente das UTIs, podendo estar associado ao desenvolvimento de infecção, quais são fatores importantes para pacientes neonatos intubados em unidade de terapia intensiva que necessitam de uma atenção especial.


Palavras-chave:  Cultura quantitativa, Infecção hospitalar, Pneumonia associada ventilação mecânica, Secreção endotraqueal, Unidade de terapia intensiva neonatal