25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1689-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

AVALIAÇÃO DOS RISCOS BIOLÓGICOS DE AMBIENTES FECHADOS E CLIMATIZADOS EM HOSPITAIS FEDERAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Érica Mendonça Ziehe (IOC / Fiocruz); Renata Buarque Fernandes (IOC / Fiocruz); Aurea Maria Lage de Moraes (IOC / Fiocruz)

Resumo

A qualidade do ar e seus efeitos em ambientes internos vêm recebendo uma crescente atenção no Brasil, porém poucos enfocam poluentes biológicos, apesar de serem responsáveis pelo desencadeamento de processos alérgicos e doenças respiratórias que podem provocar redução nas funções pulmonares. O Brasil possui hoje duas legislações sobre a qualidade do ar, no entanto, apesar do caráter preventivo que as duas leis possuem, ambas não levam em consideração a diferenciação dos ambientes em relação as suas funções e o tipo de profissionais e/ou usuários que estão presentes nestes ambientes.

O objetivo deste trabalho é determinar a qualidade do ar dos ambientes fechados e climatizados de dois hospitais, no Estado do Rio de Janeiro, através de avaliações quantitativas e qualitativas de agentes biológicos para o controle e prevenção de riscos ambientais à saúde, buscando informações para embasar possíveis modificações na legislação atual. As coletas foram realizadas de acordo com a metodologia preconizada pela resolução n° 9/2003 da ANVISA através da utilização de um amostrador de ar por impactação para agentes biológicos. Foram selecionados pontos de coleta, onde foram medidas a temperatura e umidade de cada um dos pontos, e foi aplicado um questionário a fim de avaliar as condições de trabalho, bem como identificar possíveis fontes de contaminação. A identificação das cepas fúngicas foi realizada através da análise das características macro e micromorfológicas destes fungos em meios específicos. Foram isoladas 2525 cepas, sendo 1289 isoladas no hospital A e 1236 no hospital B. Os gêneros mais prevalentes em ambos os hospitais foram Aspergillus sp.; Penicllium sp.; Trichoderma sp. e Cladosporium sp. Foram também analisados os parâmetros físicos e as relações entre os fungos isolados e as estações do ano.


Palavras-chave:  Fungos, Qualidade do ar, Sindrome do Edificio Doente