25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1681-1


Área: Imunologia Clínica e Diagnóstico ( Divisão F )

COMPARAÇÃO ENTRE AS PROVAS DE 2-MERCAPTOETANOL E FIXAÇÃO DE COMPLEMENTO PARA O DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DA BRUCELOSE BOVINA

Paulo Martins Soares Filho (LANAGRO-MG); Kelly Fagundes Nascimento (LANAGRO-MG); Guilherme Canhestro de Faria (LANAGRO-MG); Ronnie Antunes de Assis (LANAGRO-MG)

Resumo

Introdução: O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT) preconiza para o diagnóstico sorológico da brucelose bovina a utilização das provas de soroaglutinação lenta em tubos / 2- mercaptoetanol (2-ME) e fixação de complemento (FC) como testes confirmatórios e/ou definitivos às amostras reagentes ao teste de triagem pelo antígeno acidificado tamponado. O presente trabalho teve por objetivo comparar os testes de 2-ME e fixação de complemento executados na rotina do LANAGRO/MG para o diagnóstico sorológico da brucelose bovina. Material e Métodos: Foram realizadaos os testes de 2-mercaptoetanol e fixação de complemento (microtécnica à quente) em 194 amostras de soro sanguíneo bovino encaminhadas ao LANAGRO/MG para confirmação. Foi utilizando como ponte de corte a diluição de 1:25 no 2-ME  e 25% de fixação de complemento na diluição 1:4 na FC. Os resultados foram avaliados estatisticamente pelos testes kappa e qui-quadrado de McNemmar. Resultado e Discussão: Obtiveram-se 87,76% de resultados concordantes entre os testes, com kappa igual a 0,75 (p<0,05) variando de 0,655 a 0,843 (95% de confiabilidade). Não foi observada discordância estatisticamente significativa entre as provas ao teste de qui-quadrado de McNemmar. Os resultados obtidos corroboram as recomendações do PNCEBT quanto ao uso dessas provas, no entanto, fica clara a necessidade de uma avaliação mais profunda dos mesmos em função dos resultados discordantes encontrados notadamente entre os soros de títulos mais baixos. Recomenda-se a constituição de um banco de soros de referência que permitiria a validação dos mesmos de modo a evitar, principalmente, resultados falso-positivos, mais danosos ao PNCEBT. Palavras-chave: Brucelose. Diagnóstico sorológico. 2-mercaptoetanol. Fixação de complemento.

Agradecimento à FAPEMIG.


Palavras-chave:  Brucelose, Diagnóstico sorológico, 2-mercaptoetanol, Fixação de Complemento