25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1680-3


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

PROJETO ÁGUAS DO AGRESTE

Agenor Tavares Jácome Júnior (ASCES); Vanessa Fernandes Silva Almeida (ASCES); Onicio Batista Leal Neto (ASCES); Emanuel Rodrigues Moraes Filho (ASCES); Gibbelly Cavalcante Silva (ASCES); Bival Alves Melo Júnior (ASCES); Thiago Yury Cavalcanti Gavão (ASCES); Bárbara Laís Carneiro Silva (ASCES); Laís Regina Oliva Belo (ASCES); Elaine Rafaelle Araújo Silva (ASCES)

Resumo

A falta de saneamento básico é responsável pelo óbito de mais de 15 milhões de crianças anualmente na faixa etária de 0 a 5 anos. As doenças diarréicas de veiculação ou transmissão hídrica têm sido responsáveis por vários surtos epidêmicos e pelas elevadas taxas de mortalidade infantil, uma vez que crianças, principalmente as menores de três meses de idade são bastante suscetíveis ao desenvolvimento destas doenças. Sabendo-se que o ambiente escolar ocupa cerca de um terço do dia de uma criança, faz-se necessário um acompanhamento e monitoramento da qualidade de água de escolas. O Projeto Águas do Agreste é um projeto sócio-educacional que visa a promoção da saúde em escolas de nível fundamental do Agreste pernambucano. A ação intersetorial envolvendo a ASCES, Secretarias municipais de Educação e Saúde da cidade de Caruaru e Vigilância Sanitária têm por objetivo identificar e enfrentar os macrodeterminantes do processo saúde-doença buscando a transformação favorável na direção da saúde.  O Projeto Águas do Agreste analisou amostras de águas consumidas em escolas públicas de nível fundamental do Agreste pernambucano através da pesquisa de bactérias do grupo coliforme com a participação de 14 alunos do curso de Biomedicina da ASCES. Das 82 escolas analisadas, 68,3% apresentaram-se contaminadas por bactérias pertencentes ao grupo coliforme. Este problema foi combatido através da conscientização dos gestores por cartilhas educativas e das crianças por meio de peças teatrais. O projeto além de identificar e enfrentar os macrodeterminantes do processo saúde-doença, demonstrando as variadas formas de reverter os conhecimentos adquiridos em benefícios da comunidade, motivou o interesse dos estudantes para trabalhos sociais, integrando pesquisa, ensino e extensão à realidade diária.


Palavras-chave:  Água, Abastecimento de água, coliformes, crianças, escolas