25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1661-2


Área: Fermentação e Biotecnologia ( Divisão J )

MELHORAMENTO GENÉTICO DE LINHAGENS INDUSTRIAIS DE LEVEDURA PARA OBTENÇÃO DE CLONES COM AUMENTO DE TOLERÂNCIA A ALTAS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE E ETANOL.

Keina Poliana Pivarro Dalmolin (USP); Fábio Silva de Carvalho (USP); Ana Raquel Souza Monteiro (USP); Elisabete José Vicente (USP)

Resumo

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de álcool combustível (etanol) do mundo. A produção industrial de etanol a partir da biomassa de cana-de-açúcar se destaca como uma excelente estratégia, tanto do ponto de vista econômico quanto energético e ambiental. Recentemente, um estudo da maquinaria de transcrição global da linhagem de levedura Saccharomyces cerevisiae S288C (linhagem de laboratório) revelou que quando inseridas multiplas cópias adicionais do alelo triplo mutante codificador do fator de transcrição global SPT15, passa a utilizar mais rapidamente a glicose, e aumenta o seu rendimento de produção de etanol em 15%.

Neste trabalho propõe-se a construção de linhagens de leveduras S. cerevisiae com aumento na tolerância a altas concentrações de glicose e rendimento de produção de etanol. Para que este objetivo fosse atingido, numa primeira etapa, foi realizada uma mutagênese sítio dirigida do gene SPT15 para introduzir três mutações (spt15-300), utilizando a técnica de SOEing PCR. Para tanto o DNA genômico da linhagem S. cerevisiae S288C foi extraído e utilizado como molde para amplificação por SOEing PCR, para obtenção do alelo spt15-300. O produto de PCR (spt15-300) foi empregado na mistura de ligação com o vetor pGEM-T (Promega) e após 16 horas de incubação a 4°C, a mistura de ligação foi empregada na transformação genética da linhagem E. coli DH5α, pelo método de eletroporação. A seleção dos transformantes foi realizada em meio LB ágar contendo ampicilina (100 mg/ml) e suplementado com X-GAL e IPTG. Os clones recombinantes foram diferenciados por sua coloração branca. O DNA plasmidial foi isolado ("mini-prep"), purificado e digerido com a enzima de restrição BamHI, para liberar o inserto spt15-300. A confirmação da clonagem foi realizada através da reação de PCR empregando como molde o DNA isolado dos plasmídios recombinantes obtidos, empregando-se os "primers" utilizados no início da amplificação de spt15-300. Conforme esperado, este procedimento resultou na amplificação de um produto de DNA com, aproximadamente, 750pb correspondente ao spt15-300. Este alelo mutado será utilizado numa próxima etapa para clonagem no vetor pGEMT- Easyδ, desenvolvido previamente em nosso laboratório. 


Palavras-chave:  ETANOL, FATOR DE TRANSCRIÇÃO GLOBAL, GENE SPT15, LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE, USINA SUCROALCOOLEIRA