25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1660-1


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS RELACIONADOS A FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM ESTIRPES NODULANTES DE FEIJÃO-CAUPI (VIGNA UNGUICULATA)

Natália Neutzling Camacho (CNPAB); Fernanda dos Santos Dourado (CNPAB); Janaína R. C. Rouws (CNPAB); Rosa Maria Pitard (CNPAB)

Resumo

Bactérias fixadoras de nitrogênio são utilizadas como inoculantes de plantas leguminosas, substituindo os fertilizantes nitrogenados. O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma leguminosa beneficiada por este processo, já existindo estirpes de rizóbios recomendadas como inoculante. Porém, uma vez que a eficiência das estirpes varia de acordo com a constituição genética das mesmas e com condições regionais de cultivo, a busca por maior eficiência no processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) não está esgotada. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficiência de rizóbios que nodulam feijão-caupi, isolados a partir de trabalho de pesquisa realizado na Embrapa Agrobiologia, e recentemente depositados na Coleção de Culturas de Bactérias Diazotróficas. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se vasos de Leonard com solução nutritiva. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com 3 repetições. Os tratamentos variaram de acordo com as estirpes testadas, sendo 30 estirpes-teste isoladas de feijão-caupi, 1 estirpe (BR 3267) utilizada como testemunha positiva e recomendada para a produção de inoculante, 1 tratamento não inoculado (testemunha absoluta) e 1 tratamento com solução nitrogenada (20mg/mL de (NH4)2SO4), totalizando 33 tratamentos. As plantas foram colhidas aos 31 dias após o plantio e avaliadas quanto aos parâmetros de: número de nódulos (NN), matéria seca dos nódulos (MSN) e matéria seca da parte aérea (MSPA). Foram testadas as pressuposições para a realização da análise de variância, e para as variáveis que não atenderam os pressupostos (NN e MSPA) foi utilizada a transformação em log (x+1). Na comparação das médias dos tratamentos foi utilizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados obtidos mostraram que 28 (93,3%) e 17 (56,7%) das estirpes-teste foram equivalentes a estirpe padrão, respectivamente, para as variáveis NN e MSN. Não houve diferença significativa entre a média da estirpe padrão e as médias de todas as estirpes testadas para a variável MSPA. Considerando-se as 3 variáveis analisadas, 17 (56,7%) estirpes apresentaram todas as características com eficiência equivalente a estirpe padrão. Portanto, é imprescindível a realização de testes adicionais para a avaliação das estirpes que apresentaram equivalente ou superior eficiência de FBN em relação a estirpe padrão.


Palavras-chave:  caupi, coleção de culturas, controle de qualidade, FBN, rizóbio