25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1642-1


Área: Imunologia ( Divisão E )

LPS DE PORPHYROMONAS GINGIVALIS, AGGREGATIBACTER ACTINOMYCETEMCOMITANS E ESCHERICHIA COLI INDUZEM PRODUÇÃO DIFERENCIADA DE LL-37 E CITOCINAS PROINFLAMATÓRIAS EM NEUTRÓFILOS HUMANOS

Flávia Sammartino Mariano (FOP-UICAMP); Thaís Helena Gasparoto (FOB-USP); Thaisângela Rodrigues (FOP-UICAMP); Ana Paula Campanelli (FOB-USP); Francisco Humberto Nociti Júnior (FOP-UICAMP); Reginaldo Bruno Gonçalves (FOP-UICAMP)

Resumo

Introdução: A cavidade oral, uma importante via de entrada de microrganismos patogênicos no hospedeiro, é protegida por neutrófilos (PMN), produtores de peptídeos antimicrobianos como LL37 e citocinas. LL37 atua na resposta imune inata por exercer atividade antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas e negativas, fungos e vírus, enquanto as citocinas agem tanto na resposta imune inata como na adaptativa, o que potencializa o combate dos periodontopatógenos. Objetivo: Avaliar a produção de LL37, IFN-γ, IL-12 e IL-8 em PMN isolados de indivíduos com periodontite ou não, após estimulação com LPS de P. gingivalis (Pg), A. actinomycetemcomitans (Aa) e E. coli (Ec). Material/Métodos: PMN foram isolados por gradiente de centrifugação a partir de sangue total de pacientes com periodontite ou com periodonto saudável. Após contagem, os PMN foram cultivados com LPS bacterianos por 6 e 12h. O RNA foi extraído com TRIzol, transcrito e a expressão de LL37 e citocinas foi quantificada por Real Time-PCR. O sobrenadante das culturas foi coletado nos mesmos períodos para quantificação de citocinas por ELISA. Resultados/Discussão: PMN do grupo com periodontite e estimulado com LPS de Aa por 12h apresentou maior expressão de RNAm de LL37 que os controles. Ainda, a expressão de RNAm de IL-8 também foi significativamente maior nos PMN de pacientes com periodontotite e estimulados com LPS de Aa por 6h e naqueles estimulados com LPS de Pg por 6 e 12h, mas, esses dados não foram confirmados pelo ELISA. A elevada produção de IL-12 e IFN-γ foi detectada no sobrenadante de cultura de PMN obtido de pacientes com periodontite e cultivado somente com meio de cultura ou com LPS de Aa e Ec. Já o LPS de Pg foi capaz de induzir a produção de IFN-γ somente nos PMN de indivíduos com periodontite, independente do tempo de estímulo. Conclusão: Os PMN de pacientes com periodontite produziram níveis maiores de IL-12 e IFN-γ. Estes estimulados com LPS de Aa expressam níveis elevados de RNAm de LL37 e IL-8, bem como, produzem  mais IL-12 e IFN-γ que os controles. Ainda, os PMNs de pacientes com periodontite e estimulados com LPS de Pg e Ec expressaram níveis de citocinas significativamente maiores que os obtidos no grupo saudável. Finalmente, esses dados sugerem que PMN de pacientes com periodontite são mais responsivos aos LPSs de periodontopatógenos e Ec.


Palavras-chave:  bactérias orais, Citocinas, LPS, neutrófilos