25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1632-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS DE FOLHAS DE ARRABIDAEA CHICA FRENTE A CEPAS DE DERMATÓFITOS DOS GÊNEROS TRICHOPHYTON E MICROSPORUM

Angelica Zaninelli Schreiber (FCM-UNICAMP); Luzia Lyra (FCM-UNICAMP); Adriana Lopes Schiozer (IQ-UNICAMP); Lauro Euclides Soares Barata (IQ-UNICAMP)

Resumo

As dermatofitoses são infecções de tecidos como pele, pelos e unhas, causadas por espécies do gênero Trichophyton e Microsporum. Em geral, as dermatofitoses podem ser tratadas com antifúngicos tópicos. Entretanto, alguns tipos de tinea não respondem bem a este tratamento e requerem o uso exclusivo ou concomitante de antifúngicos sistêmicos. O crescente relato de falhas dos diferentes protocolos de tratamento leva à busca por novas alternativas terapêuticas, em especial, enfocando produtos naturais. Plantas tem sido usadas como valiosa fonte de princípios ativos naturais para a amanutenção da saúde humana. Devido aos seus usos tradionais, houve interesse em avaliar a atividade de extratos da planta Arrabidaea chica (Carajiru) sobre o desenvolvimento de dermatófitos. Este estudo buscou avaliar a suscetibildiade de cepas de Trichophyton spp e Microsporum spp frente aos extratos hexânico, diclorometano e acetato de etila de folhas de A.chica. Foram avaliadas 24 cepas de Trichophyton spp e 8 de Microsporum spp pela técnica de microdiluição em caldo (CLSI-M38-A). Foram realizadas leituras de concentrações inibitórias mínimas (CIM) para 80% e 100% de inibição do crescimento e concentração fungicida mínima (CFM). Considerando o conjunto de cepas avaliadas frente ao extrato hexânico foram observadas CIMs abaixo de 10mg/mL para as leituras de 80% de inibição, intervalos de CIM de 50-500mg/mL para as leituras de 100% e de 100 a > 500mg/mL para as leituras de CFM. Frente ao extrato obtido com acetato de etila foram observadas CIMs entre < 10 e 20mg/mL para as leituras de 80%, intervalos de CIM de 100 a >500mg/mL para as leituras de 100% e de 400 a  > 500mg/mL para CFM. Para o extrato de diclorometano foram observadas CIMs entre < 10 e 20mg/mL para as leituras de 80%, intervalos de CIM de 50 a 400mg/mL para as leituras de 100% e de 100 a >500mg/mL para as leituras de CFM. A melhor atividade dos 3 extratos para todas as cepas avaliadas considerando-se como tal as mais baixas concentrações inibitórias, foi obtida com leituras de 80% de inibição de crescimento, evidenciando características fungistáticas destas substâncias.

Órgão de Fomento - FAPESP


Palavras-chave:  Arrabidaea chica, Atividade antifúngica, Dermatófitos, Microsporum, Trichophyton