25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1597-2


Área: Microbiologia Veterinária ( Divisão G )

OCORRÊNCIA DE LAWSONIA INTRACELLULARIS, BRACHYSPIRA HYODYSENTERIAE E SALMONELLA SPP EM SUÍNOS COM DIARRÉIA NO ESTADO DO MATO GROSSO

Cristiane Silva Chitarra (UFMT); Maria Cristina da Silva (UFMT); Juçara Tinasi de Oliveira (IFET-MT); Daphine Ariadne Jesus de Paula (UFMT); Luciano Nakazato (UFMT); Valéria Dutra (UFMT)

Resumo

Infecções bacterianas entéricas estão entre as doenças mais comuns e economicamente importantes que afetam a suinocultura mundial. Enteropatia Proliferativa Suína causada por Lawsonia (L.) intracellularis, Disenteria Suína por Brachyspira (B.) hyodysenteriae e Salmonelose Suína por Salmonella spp. possuem aspectos clínicos semelhantes. Os sinais clínicos dessas infecçoes incluem diarréia, redução da taxa de crescimento, redução na conversão alimentar, perda de peso e morte dos suínos na fase de crescimento e terminação. Tendo em vista os prejuízos causados por essas infecções bacterianas, o presente estudo teve como objetivo determinar a ocorrência de L. intracellaularis, B. hyodysenteriae e Salmonella spp. em suínos com diarréia na fase de crescimento e terminação do Estado do Mato Grosso. Foram avaliadas 170 amostras de swabs retais entre 2007 e 2008, oriundas de 20 lotes de diferentes procedências do Estado do MT pela técnica de PCR. Dos 20 lotes estudados, 10 (50%) foram positivos pelo menos para um agente. Quatro lotes (20%) foram positivos para todos os microrganismos testados, um lote (5%) foi positivo simultaneamente para L. intracellularis e Salmonella spp e um lote (5%) obteve associação de L. intracellularis e B. hyodysenteriae. As bactérias L. intracellularis e Salmonella spp (30%) ocorreram em maior número de lotes seguidos pela B. hyodysenteriae (25%). Das 170 amostras submetidas à técnica de PCR, 114 (67,5%) foram negativas. Das amostras positivas, pode-se observar que 39 (22,94%) foram positivas para L. intracellularis, 22 (12,94%) para Salmonella spp e 6 (3,52%) para B. hyodysenteriae. As associações entre microrganismos entéricos encontrados nas amostras foram 1,76% entre L. intracellularis e Salmonella spp, 0,58% entre L. intracellularis e B. hyodysenteriae e 0,58% entre Salmonella spp. e B. hyodysenteriae. Dessa forma, pode-se afirmar que L. intracellularis é o agente mais frequente responsável por diarréia em animais na fase de crescimento e terminação no rebanho suíno do Mato Grosso.


Palavras-chave:  Diarréia, Mato Grosso, Suínos, PCR