25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1555-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS COM NEUTROPENIA FEBRIL NO HOSPITAL DO CÂNCER DE MURIAÉ-MG

José Otávio do Amaral Corrêa (UFF); Aline Teixeira Guidine (UNIPAC - JF); Natalia Antonieto Salvato (FCV); Hélvécio Cardoso Corrêa Póvoa (UFF)

Resumo

Objetivou-se beste trabalho, determinar os principais gêneros microbianos e seu perfil de resistência e sensibilidade aos antimicrobianos comumente utilizados no tratamento de pacientes oncológicos com quadro de neutropenia febril (menor de 1000/mm3) do Hospital do Câncer de Muriaé-MG. A neutropenia febril é uma urgência infectológica em pacientes oncológicos apresentando maior probabilidade de desenvolver infecções. Para tanto, utilizou-se pela pesquisa quantitativa, se tratando de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo. Os dados foram coletados através da revisão das histórias clínicas dos prontuários dos pacientes no referido hospital no período de abril de 2007 a abril de 2008. Os resultados mostraram um total de 26 pacientes avaliados com a enfermidade em questão, sendo que 10 eram do sexo masculino e 16 do feminino. Em relação ao perfil microbiano, 69% dos pacientes apresentaram espécies de microrganismos Gram positivos e apenas 31% de espécies de Gram negativa. Houve uma predominância de Staphylococcus epidermidis e Escherichia coli. As bactérias Gram negativas apresentaram maior resistência a ampicilina, cloranfenicol, oxacilina e lomefloxacino. As Gram positivas aos antimicrobianos penicilina, oxacilina, clindamicina e ciprofloxacina. Conclui-se com o trabalho que o sucesso na terapêutica depende do esquema de medicamentos apropriados, duração do tratamento, do uso racional de antibióticos de espectro adequado contra as bactérias gram positivas e gram negativas. Este deve passar obrigatoriamente por teste de sensibilidade aos antimicrobianos comumente utilizados pelo protocolo de padronização de medicamentos do Hospital e o perfil de resistência e sensibilidade dos microrganismos esta diretamente relacionada com o grau de resistência das bactérias e o estado de imunocomprometimento dos pacientes.


Palavras-chave:  Neutropenia febril, Antimicrobianos, Resistência