25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1532-2


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

DETECÇÃO DE HELICOBACTER PYLORI EM AMOSTRAS DE BIÓPSIAS GÁSTRICAS DE PACIENTES DISPÉPTICOS, UTILIZANDO CINCO DISTINTOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Ivy Bastos Ramis (FURG); Tesiê Leopoldo Fonseca (FURG); Ernani Pinho de Moraes (FURG); Márcia Silveira Fernandes (FURG); Raul Mendoza Sassi (FURG); Obirajara Rodrigues (FURG); Carlos Renan Varela Juliano (FURG); Pedro Eduardo Almeida da Silva (FURG)

Resumo

A infecção causada por Helicobacter pylori é uma das mais freqüentes na espécie humana. Estima-se que atinja mais de 50% da população mundial, com uma maior prevalência nos países em desenvolvimento. Este microrganismo tem sido associado à etiopatogenia de diversas doenças do aparelho digestivo, tais como gastrite, úlceras gástrica e duodenal e adenocarcinoma gástrico.  Há, ainda, evidências da associação desta bactéria com o linfoma gástrico do tipo MALT (linfoma do tecido linfóide associado à mucosa) e com linfoma não-Hodgkin gástrico. Atualmente, várias técnicas invasivas e não-invasivas estão disponíveis para a detecção da infecção por H. pylori, entretanto todas elas apresentam limitações, razão pela qual se recomenda uma combinação de duas ou mais técnicas. O objetivo deste estudo foi avaliar, em biópsias gástricas, a histolologia, o teste rápido da urease, o teste da urease in-house, a cultura e a reação em cadeia da polimerase (ureA PCR), visando à detecção de H. pylori. As amostras foram obtidas de 144 pacientes dispépticos submetidos à endoscopia digestiva alta, entre 09 de outubro de 2008 e 05 de março de 2009, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., município de Rio Grande (RS). Entre os pacientes estudados, apresentaram positividade 109 (75,7%) na análise histológica, 48 (33,3%) no teste rápido da urease, 41 (28,5%) na cultura, 48 (33,3%) no teste da urease in-house e 97 (67,4%) na PCR pela detecção do ureA. Os resultados mostraram que os métodos da histologia e da PCR apresentam maior sensibilidade para detecção do microrganismo, sugerindo que a associação destas duas técnicas pode aumentar a capacidade de diagnosticar a infecção pelo H. pylori. Visto que, o acurado diagnóstico é essencial para o tratamento eficaz e para o gerenciamento das infecções que são causadas por esta bactéria.

 

Agradecimentos: Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG) e Centro Integrado de Patologia (CIP)

 

 


Palavras-chave:  Cultura, Helicobacter pylori, Histologia, Teste da urease, Reação em Cadeia da Polimerase