25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1529-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

"DETECÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE GENES DE BETA-LACTAMASES BLASHV, BLATEM E BLACTX-M EM KLEBSIELLA PNEUMONIAE ISOLADAS EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO."

Fernanda Modesto Tolentino (UNESP-IBILCE); Milena Polotto (UNESP-IBILCE); Gisele Aparecida Remeli (FAMERP); Mauricio Lacerda Nogueira (FAMERP); Nilton Lincopan (UNESP-IBILCE); Margarete Tereza Gottardo Almeida (FAMERP); Mara Correa Lelles Nogueira (FAMERP)

Resumo

Klebsiella pneumoniae é um importante causador de infecções hospitalares que apresenta altas taxas de resistência associadas à produção de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL). Recentemente as ESBL tipo CTX-M emergiram como o principal mecanismo de resistência a cefalosporinas de amplo espectro e ao lado de TEM e SHV constitui a principal causa de falha terapêutica em infecções por bactérias gram-negativas. O Brasil apresenta altas taxas de K. pneumoniae produtoras de ESBL, mas existem poucos dados sobre a caracterização genética deste mecanismo de resistência em cepas isoladas no país.  Este trabalho visou detectar e identificar blaCTX-M, blaSHV e blaTEM em K. pneumoniae isoladas em um hospital terciário.Além disso, foi realizada a tipagem molecular através de ERIC-PCR para identificar o perfil de disseminação das cepas. Noventa e quatro cepas foram estudadas, e a detecção e identificação dos genes foi realizada por PCR e sequenciamento. A análise do padrão de similaridade genética entre as cepas foi realizada com auxílio de programa BioNumerics. Os genes responsáveis pela produção de ESBL identificados foram blaSHV-2, blaSHV-2a, blaSHV-5, blaSHV-12, blaSHV-31 blaCTX-M-2, blaCTX-M-59 e blaCTX-M-15. Além destes, foram identificados blaSHV-1, blaSHV-11, blaSHV-38, blaSHV-62, blaSHV-25, blaSHV-108 e blaTEM-1, que codificam para beta-lactamases de espectro estrito. O gene blaCTX-M foi identificado em 58,5% dos isolados, sugerindo que este seja o principal determinante para a produção de ESBL. Por esta razão, a tipagem molecular foi conduzida para identificar o perfil de disseminação das cepas produtoras de CTX-M. Cepas carreadoras de blaCTX-M-15 apresentaram alto coeficiente de similaridade genética, sugerindo a disseminação clonal e do gene entre cepas e clusters geneticamente relacionados. Os genes blaCTX-M-59 e blaCTX-M-2 foram detectados em isolados que apresentaram amplo polimorfismo genético, indicando que sua a ocorrência seja resultado da transmissão horizontal do gene entre cepas geneticamente distintas. Os resultados sugerem que a epidemiologia de K. pneumoniae produtoras de ESBL na instituição estudada envolva tanto a transmissão de cepas entre pacientes como a disseminação horizontal de vários genes de resistência entre diferentes cepas.


Palavras-chave:  BETA-LACTAMASES, Klebsiella pneumoniae, CTX-M, SHV, TEM