25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1490-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE CEPAS DE LEPTOSPIRA SPP. ISOLADAS DE UM SURTO DE LEPTOSPIROSE NO ESTADO NO ACRE EM 2005-2006

Lívia Machry (FIOCRUZ); Rachel Leite Ribeiro (FIOCRUZ); Juliana Magalhães Vital-brazil (FIOCRUZ); Tatiane Mendes Varela Ramos (FIOCRUZ); Ilana Teruskin Balassiano (FIOCRUZ); Martha Maria Pereira (FIOCRUZ)

Resumo

A leptospirose é uma doença emergente de grande importância para a saúde pública. A doença é causada por espiroquetas de diferentes espécies do gênero Leptospira, apresentando cerca de 268 sorovares patogênicos distintos. A compreensão da epidemiologia da doença, em diferentes regiões geográficas, requer conhecimentos a respeito dos sorovares prevalentes e sua grande variedade de hospedeiros de manutenção, uma vez que, a água e o solo contaminados pela urina desses animais são reconhecidos como importantes veículos na transmissão dessas bactérias. A identificação convencional de leptospiras, em nível de sorogrupos e sorovares, é feita por testes sorológicos. Estas metodologias, entretanto, são laboriosas e requerem tempo prolongado para responder a questões epidemiológicas. Uma alternativa relativamente rápida e de fácil interpretação para a identificação de sorovares, em casos de surtos, é a tipagem molecular por Pulsed Field Gel Electrophoresis (PFGE). Porém, a determinação de sorovar não é suficiente para definição da espécie, para tal, é feita a análise molecular do gene 16S rRNA. Este trabalho tem por objetivo identificar cepas de origem clínica isoladas de um surto de leptospirose ocorrido após a enchente entre os anos de 2005 e 2006, no Estado do Acre. As hemoculturas coletadas de seis pacientes sintomáticos foram enviadas ao Centro de Referência Nacional para Leptospirose, resultando no isolamento de duas cepas (26203 e 26204). A identificação foi feita por teste de aglutinação microscópica (MAT), utilizando 18 soros imunes de referência. O resultado mostrou que as cepas 26203 e 26204 pertencem, respectivamente, aos sorogrupos Shermani e Pyrogenes. A análise destas cepas por PFGE, utilizando a enzima de restrição NotI, se deu por comparação do seu perfil genético com aquele apresentado por cepas de referência destes sorogrupos. A cepa 26204 foi identificada como pertencente ao sorovar Pyrogenes e a identificação da cepa 26203 ainda não foi concluída. Em etapa subseqüente, para a determinação das respectivas espécies, as cepas serão submetidas à análise do sequenciamento do gene 16S rRNA. Desta forma, o presente trabalho destaca a importância da associação de diferentes, porém complementares, metodologias, em abordagens epidemiológicas com o objetivo de implantar ações programadas de controle do reservatório animal e diminuição de casos da doença.


Palavras-chave:  Leptospira, Surto, Leptospirose, PFGE