25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1482-2


Área: Ecologia Microbiana ( Divisão I )

ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO EM ESPÉCIES DE BRACHIARIA EM DOIS AMBIENTES AMAZÔNICOS

Deisy Camila Golfetto Golfetto (UFRR); Maria Elena Almeidda Ivanoff Ivanoff (UFRR); Gabriela Almeida Oliveira Oliveira (UFRR); Gabriela Queiroz Pelzer Pelzer (UFRR); Luana Mesquita da Silva Silva (UFRR); Liamara Perin Perin (Embrapa Roraima); Jerri Édson Zilli Zilli (Embrapa Roraima)

Resumo

Diversos estudos tem buscado formas para resolver os problemas da degradação de pastagens em solos tropicais, sendo uma delas o uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal. O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar bactérias promotoras de crescimento a partir de plantas de Brachiaria brizantha e B. humidicola obtidas de pastagens nos ambientes mata e cerrado no Estado de Roraima, nos município de Mucajaí e Boa Vista, respectivamente. Em laboratório, separou-se parte aérea e raiz das plantas e procedeu-se a lavagem com água destilada esterilizada e trituração em solução salina (0,85% NaCl). Alíquotas de 100mL da suspensão de plantas trituradas - diluições 10-2 e 10-4 para a parte aérea e, 10-3 e 10-5 para as raízes - foram inoculadas em placas de Petri contendo o meio de cultura Dyg’s. Após a incubação das placas - 10 dias no escuro; 28ºC, procedeu-se a repicagem, caracterização fenotípica das bactérias, avaliação da capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico em meio de cultura semi-sólido BMGM, solubilização de fosfato cálcio em meio GL sólido e produção de auxina através do reagente de Salkowisk. A população de bactérias associadas com as plantas de brachiaria foi da ordem 105 células g-1 de planta na parte aérea e 107 nas raízes, obtendo-se 182 isolados fenotipicamente diferentes, sendo 95 isolados da raiz e 87 da parte aérea, havendo maior índice de diversidade de Shannon-Weaver de grupos fenotípicos de bactérias para a B. humidicola e para o ambiente cerrado. Após o agrupamento pelo coeficiente de Simple Matching, quarenta isolados fenotipicamente diferentes foram avaliados quanto à presença dos mecanismos de promoção do crescimento vegetal. Destas 40 bactérias, 6 apresentaram capacidade de fixação de nitrogênio, havendo baixa similaridade fenotípica com as bactérias de referência Herbaspirillum seropedicae, Azospirillum brasilense, A. amazonense e Burkolderia kururiensis; 8 produziram auxina; e 6 solubilizaram fosfato de cálcio. Entre estas 13 bactérias promotoras de crescimento, 11 foram oriundas da espécie B. brizantha e 2 da B. humidicola, havendo predomínio das mesmas no cerrado e nas raízes das plantas. Um dos isolados oriundo da raiz de B. brizantha proveniente do cerrado, apresentou capacidade de fixação de nitrogênio, produção de auxina e solubilização de fosfato.

Apoio: MCT/CNPq/CT-Amazônia e MCT/CNPq/CT-Energ (Processo 554022/2006-0)


Palavras-chave:  Amazônia, Bactérias diazotróficas, Poaceas