25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1456-1


Área: Microbiologia Clinica ( Divisão A )

MÉTODOS FENOTÍPICOS E GENOTÍPICOS NA DETECÇÃO DE PATOTIPOS DIARREIOGÊNICOS DE ESCHERICHIA COLI

Keyla Fonseca Cunha (UFES); Rita de Cássia Bergamaschi Fonseca (SEMUS/PMV); Mariane Vedovatti Monfardini (UFES); Laura Kreuz Fagundes (UFES); Isabel Cristina Affonso Scaletsky (UNIFESP); Sônia Maria de Souza Kitagawa (UFES); Liliana Cruz Spano (UFES)

Resumo

Escherichia coli diarreiogênica (DEC) está associada à gastroenterite em indivíduos de acordo com patotipo infeccioso, idade e área geográfica. Este estudo objetivou evidenciar os seis patotipos de DEC através de métodos fenotípicos e genotípicos, de indivíduos de todas as idades com queixa de gastroenterite, atendidos de dezembro de 2007 a julho de 2009 em todas as Unidades de Saúde do Município de Vitória – ES. Cepas fermentadoras e não fermentadoras da lactose identificadas como E. coli, provenientes de 131 indivíduos, foram submetidas à: i) PCR multiplex e monoplex com iniciadores para detecção dos genes pCVD432, eae, bfpA, elt, est, stx1, stx2, ipaH, afaBC; hibridização de colônias para genes daac, pCVD432, eae e, testes de adesão a células HeLa. Na PCR, pool de DNA de cepas de E. coli (até seis) de um mesmo paciente foi submetido a dois ensaios distintos de PCR multiplex e confirmado por PCR monoplex. Amplicons foram observados após eletroforese em gel de agarose 2% em sistema de visualização MiniBispPro® (Bio América Inc). DEC foi identificada em 26,8% (30/112) dos casos em que E. coli foi isolada (85,5%), constituída por: 40% (12/30) EPEC atípica (eae+), 23,3% (7/30) EAEC (pCVD432, padrão AA), 33,3% (10/30) DAEC (daaC, adesão AD); 6,7% (2/30) ETEC, uma com toxina termolábil (elt+) e outra com termoestável (est+); 3,3% (1/30) EPEC típica (eae+, bfpA+); um caso de coinfecção (EPEC atípica e EAEC) e nenhuma EHEC ou EIEC. Shigella e Salmonella foram identificadas em 3% (4/131) e em 1,5% (2/131) dos casos, respectivamente. EPEC atípica foi mais comum nos >10 anos, mas estatisticamente não significante (p>0,05). Dentre os patotipos, frequência maior foi encontrada de EPEC atípica, relatada em incidência crescente em países desenvolvidos como causa de diarréia em adultos; enquanto EPEC típica vem sendo observada no Brasil em frequência decrescente. DAEC, segundo patotipo em freqüência, é descrito em diarréia dependente de idade. Shigella e Salmonella foram isoladas em percentagem menor do que a descrita no Brasil, o que é compatível com saneamento e higiene adequados.

 

Apoio Financeiro: FACITEC / SEMUS-ES / UFES

Palavras-chave: Aderência de células; Hibridização de colônias; Marcadores de virulência; Patotipos diarreiogênicos de E.  coli; PCR multiplex.


Palavras-chave:  Aderência de células, Hibridização de colônias, Marcadores de Virulência, Patotipos diarreiogênicos de E. coli, PCR multiplex