25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1442-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

ANÁLISE DE DADOS DO CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO DE COSMÉTICOS REALIZADA NO LACEN - PA NO PERÍODO DE ABRIL DE 2008 A JANEIRO DE 2009

Luna Luana de Jesus Pantoja (LACEN - PA); Patricia Miriam Sayuri Sato Barros (LACEN - PA); Benedito Santana Silva Filho (LACEN - PA); Miller Queiroz Souza (LACEN - PA)

Resumo

INTRODUÇÃO: A Vigilância Sanitária (VISA) tem como missão a prevenção de agravos à saúde, aprovação de normas e suas atualizações, a ação reguladora de garantia de qualidade de produtos e serviços, bem como a fiscalização de sua aplicação;  como colaboradores nesse processo estão inclusos os Laboratórios Centrais dos Estados com o objetivo de realizar as análises de monitoramento no controle de qualidade de  produtos sujeitos a supervisão da VISA. Dentre os produtos supervisionados estão os cosméticos de acordo com a Portaria nº 481 de 23 de setembro de 1999 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; a qual estabelece os parâmetros de controle microbiológico para os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Sendo, portanto, de suma importâcia a atuação do LACEN – PA no auxílio deste controle visando a prevenção de agravos à saúde e o controle da qualidade de produtos. 

MATERIAIS E MÉTODOS: Tratamento estatístico das análises realizadas no laboratório de microbiologia de cosméticos do Departamento de Análise de Produtos do LACEN – PA no período de abril de 2008 a janeiro de 2009.

 RESULTADOS: Foram analisados 82 cosméticos, sendo 19,51% de shampoo adulto, 17,07% de desodorante, 15,85% de creme para pentear, 14,63% de condicionador, 8,54% de loção hidratante, 3,66% de produtos infantis e 20,73% de outros produtos. Todos foram submetidos à contagem de microorganismos mesófilos totais aeróbios, pesquisa de Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e coliformes totais e fecais. Dentre as amostras analisadas, apenas 01(um) produto (shampoo adulto) foi reprovado na contagem de microorganismos por estar acima dos limites de aceitabilidade (3,5 x 104 UFC/mL) e na pesquisa de coliformes totais.

CONCLUSÃO: É importante ressaltar que existe no mercado grande diversidade de produtos cosméticos em várias formas de apresentação e grande fluxo de consumo evidenciando a necessidade de um monitoramento da qualidade de forma contínua e crescente, pois estes produtos possuem rápida comercialização e por isso necessitam de controle constante para que se possam evitar agravos à saúde dos consumidores.


Palavras-chave:  COSMETICOS, CONTROLE DE QUALIDADE, MICROBIOLOGIA