25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1431-1


Área: Micologia Médica ( Divisão B )

PERFIL DE SENSIBILIDADE IN VITRO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL SENTINELA NO NOROESTE DO PARANÁ

Patrícia de Souza Bonfim (UEM); Cristiane Suemi Shinobu Mesquita (UEM); Alessandra Ribeiro de Freitas (UEM); Lilian Cristiane Baeza (UEM); Terezinha Ines Estivalet Svidzinski (UEM)

Resumo

INTRODUÇÃO: As infecções adquiridas no ambiente hospitalar estão entre as principais causas de morbidade, mortalidade e consequentemente da elevação de custos para o tratamento do paciente por aumentarem o tempo de hospitalização. Entre os fungos, as leveduras são os microrganismos mais frequentes nas infecções hospitalares. A resistência aos antifúngicos entre Candida spp. tornou-se um problema crescente, a identificação da espécie e a determinação da sensibilidade in vitro são recomendadas principalmente em amostras de pacientes hospitalizados. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar leveduras de pacientes com suspeita de infecção hospitalar e avaliar o perfil de sensibilidade aos antifúngicos pelos métodos de microdiluição em caldo e difusão em disco. MATERIAL E MÉTODOS: Foram obtidos 108 isolados provenientes de amostras de urina, hemocultura e outros sítios (ponta de cateter, secreção orotraqueal, entre outros), sendo, 50 Candida albicans, 30 C. glabrata e 28 C. tropicalis. Estas foram submetidas ao teste de microdiluição em caldo segundo o documento M27-A2 para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e ao teste de difusão em disco de acordo com o documento M44-A, ambos do CLSI (Clinical Laboratory Standarts Institute). Os antifúngicos testados foram: anfotericina B (AB), cetoconazol (CTZ), fluconazol (FCZ), itraconazol (ITZ) e voriconazol (VCZ). RESULTADOS E DISCUSSÃO: A determinação da CIM por microdiluição em caldo detectou 9,2% de isolados resistentes para ITZ (≥1µg/mL) e 0,9% para FCZ (≥64µg/mL), para os demais antifúngicos foi encontrado 100% de sensibilidade por esta metodologia. Já na difusão em disco a resistência para o ITZ foi de 21,3%, para FCZ e VCZ 2,8%, e para AB e CTZ a sensibilidade foi de 100%. A comparação entre as duas metodologias mostrou maior discrepância em relação ao ITZ, provavelmente devido à dificuldade de difusão do princípio ativo no ágar. Portanto, casos de resistência detectados por difusão em disco devem ser confirmados através da microdiluição em caldo para evitar falsos resistentes. CONCLUSÃO: A presença de amostras resistentes comprova a importância de conhecer o perfil de sensibilidade das leveduras a fim de direcionar o tratamento antifúngico adequado.

 

Agradecimentos: CNPq, Fundação Araucária, OPAS-ANVISA.


Palavras-chave:  Antifúngicos, Candida, Infecção hospitalar, Sensibilidade