25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1271-1


Área: Microbiologia Geral ( Divisão H )

BACILLUS COM ATIVIDADE DE ANTAGONISMO FRENTE A BACTÉRIAS: ISOLAMENTO DE CAMA DE AVIÁRIO, AVALIAÇÃO DO EFEITO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DA SUBSTÂNCIA

Voss-rech Daiane (CNPSA); Vaz Clarissa Silveira Luiz (CNPSA); Alves Luana (UnC); Gritti Diana (UnC); Silva Virginia Santiago (CNPSA)

Resumo

Alguns microrganismos produzem compostos que inibem a multiplicação microbiana, como enzimas, toxinas, subprodutos metabólicos (peróxido de hidrogênio e ácidos) e bacteriocinas. Essas substâncias vêm sendo estudadas e aplicadas no controle biológico, produção de antimicrobianos, enzimas e outros. O objetivo deste trabalho foi identificar bactérias com atividade antagônica em cama de aviário, avaliar o antagonismo sobre bactérias e caracterizar a substância ativa. Foram avaliadas 419 amostras de cama de maravalha e 140 amostras de camas de ascícola, areia, capim, cana e palha de soja. Foram isoladas 2 bactérias com atividade antagônica de cama de maravalha e de ascícola. Os isolados foram submetidos à caracterização morfológica e bioquímica e a atividade antagônica avaliada sobre E. coli, S. Enteritidis, P. aeruginosa, E. gallinarum, E. faecalis e S. aureus. Na avaliação direta os isolados foram semeados sobre o pré-cultivo das bactérias indicadoras. A avaliação indireta foi realizada com o sobrenadante dos cultivos dos Bacillus, testados pelo método de difusão em poço frente às bactérias sensíveis no teste anterior. Na caracterização parcial da substância ativa, os parâmetros avaliados foram estabilidade térmica (40, 60, 80 e 100ºC/15 e 30`) e ao armazenamento (4 e -18ºC/2, 4, 7, 11 e 15 dias), susceptibilidade a proteinase e tripsina e exclusão de bacteriófagos e ácidos. Os tratamentos foram avaliados pelo método de difusão em poço sobre S. aureus. Os isolados apresentaram características bioquímicas compatíveis com B. pumilus (BP) (ascícola) e B. amyloliquefaciens (BA) (maravalha). Ambos demonstraram antagonismo sobre E. faecalis e S. aureus, com halos de inibição de 9 e 15mm de diâmetro para BP e 10 e 26mm para BA. Não foram detectados bacteriófagos ou ácidos como inibidores de crescimento. O aumento da temperatura eliminou o antagonismo de BP a 60ºC e de BA a 80ºC. A melhor condição de armazenamento foi 4ºC para BA e -18ºC para BP. O tratamento com proteinase reduziu o efeito antagônico enquanto a tripsina não o influenciou. As substâncias antagônicas produzidas pelos Bacillus são extracelulares, difusíveis, termolábeis, tipo bacteriocinas, possivelmente associadas a componentes não-protéicos.


Palavras-chave:  atividade antagônica, Bacillus, cama de aviário, antagonismo