25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1227-1


Área: Microbiologia de Alimentos ( Divisão K )

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. DESTINADOS A ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA EM MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS.

Carla de Oliveira Rosas (INCQS/FIOCRUZ); Silvia Maria Lopes Bricio (INCQS/FIOCRUZ); Valéria de Mello Medeiros (INCQS/FIOCRUZ); Marcelo Luiz Lima Brandão (INCQS/FIOCRUZ); Paola Cardarelli Leite (INCQS/FIOCRUZ)

Resumo

Materiais de referência (MR) utilizados em ensaios de proficiência (EP) são ferramentas de controle da qualidade que possibilitam a avaliação da habilidade de um laboratório em obter resultados precisos durante um EP. A obtenção de resultados satisfatórios nestes ensaios é essencial para a credibilidade e para a garantia da qualidade das funções de um laboratório. No Brasil é restrita a oferta de EP na área de microbiologia de alimentos. Além disso, os altos custos diminuem a participação dos laboratórios nestes programas. O presente trabalho teve como objetivo a produção de dois lotes de MR para EP na área de microbiologia de alimentos destinados ao parâmetro de detecção de Salmonella spp. em matriz de leite em pó, pela técnica de liofilização. Foi utilizado uma cultura de Salmonella Enteritidis, que teve sua concentração ajustada em aparelho espectrofotômetro. A partir da suspensão de células foi realizada a contaminação da matriz (leite desnatado a 10%), a uma concentração final na faixa de 3 log de UFC/mL. Os lotes foram liofilizados e estocados a -20ºC. Para monitorar a qualidade dos materiais produzidos foram estabelecidos ensaios de controle, dentre eles o teste da homogeneidade e da estabilidade em longo e curto prazo, avaliados estatisticamente. O teste da homogeneidade indicou resultado positivo para os lotes produzidos. Com relação ao parâmetro estabilidade os lotes foram considerados estáveis na temperatura de estoque (-20ºC) durante os 9 meses estudados. Os resultados da estabilidade em curto prazo indicaram perdas significativas a partir do 5º dia a 25ºC, com média de contagem no 7º dia de 40 UFC/mL. Diferentemente, as perdas a 35ºC ocorreram a partir do 2º dia, com média final de 1 UFC/mL, inviabilizando o transporte do MR nesta temperatura. Para a obtenção de uma contagem de células maior que as obtidas neste estudo seria necessário o preparo de lotes em concentrações iniciais mais elevadas que as utilizadas neste trabalho, uma vez que a instabilidade natural dos microrganismos a temperatura ambiente dificulta a manutenção da concentração de células de um MR. A técnica de liofilização se mostrou adequada como processo de dessecação para os MR produzidos. Os resultados deste estudo propiciarão a geração de materiais na área de microbiologia de alimentos, com custos de participação mais acessíveis aos laboratórios nacionais.


Palavras-chave:  Material de referência, Ensaio de proficiência, Microbiologia de Alimentos, Detecção de Salmonella spp.