25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1187-2


Área: Microbiologia Geral e Meio Ambiente ( Divisão L )

DIVERSIDADE DE MICROFUNGOS ASSOCIADOS A BIOFILMES E CORROSÃO DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA

Lara Durães Sette (DRM-CPQBA/UNICAMP); Michel Rodrigo Zambrano Passarini (DRM-CPQBA/UNICAMP); Rebeca Rocha Leal (DRM-CPQBA/UNICAMP); Karen Christina Marques Simioni (DRM-CPQBA/UNICAMP); Andre Rodrigues (CEIS-UNESP); Bruna R Brito (CEIS-UNESP); Adriano Jorge da Rocha (Bandeirante); Fernando C Pagnocca (CEIS-UNESP)

Resumo

Pesquisas realizadas com amostras de materiais metálicos contendo corrosão mediada por microrganismos (MIC) são direcionadas, na maior parte, ao estudo das bactérias. Poucos estudos focam o papel dos microfungos (leveduras e fungos filamentosos) na corrosão de metais, pois estes microrganismos também são capazes de aderir e formar biofilmes na superfície de estruturas metálicas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a diversidade de microfungos associados a torres de transmissão de energia que apresentavam sinais de corrosão e/ou desenvolvimento de biofilme. Quatro amostras de torres de transmissão com tais características foram utilizadas no estudo. Primeiramente, foi realizado um enriquecimento destas amostras em frascos contendo água peptonada, sendo esta suspensão inoculada em três meios de cultivo: Extrato de malte/soja, Meio oligotrófico e Sabouraud em pH 4 e 7. Os isolados foram identificados por meio de métodos taxonômicos convencionais (análises macro e microscópicas) e moleculares (sequenciamento de rDNA e análises filogenéticas). Foram recuperados das amostras e identificados 10 isolados de fungos filamentosos e 32 isolados de leveduras. Os gêneros representativos de fungos filamentosos compreendem: Alternaria, Aspergillus, Chaetomium, Fusarium, Paecilomyces, Penicillium e Trichoderma; já, os gêneros representivos de leveduras foram: Candida,, Cryptococcus, Debaryomyces, Exophiala e Pichia. Fungos dos gêneros Aspergillus, Fusarium, Paecilomyces e Trichoderma bem como leveduras dos gêneros Candida, Cryptococcus e Debaryomyces foram encontradas em diferentes amostras. Os resultados obtidos no presente trabalho podem contribuir para um melhor conhecimento sobre o papel dos microfungos na corrosão de estruturas metálicas. Em adição, considerando que fungos de interesse médico foram recuperados das amostras estudadas, o controle da formação de biofilmes nas superfícies das torres de transmissão deve ser de interesse não apenas pelos prejuízos econômicos relacionados à manutenção das estruturas metálicas, mas também devido ao fato de que estes microrganismos podem representar uma fonte de contaminação e proliferação de espécies infecciosas. Neste sentido, biocidas específicos serão testados em estudos futuros visando controlar o desenvolvimento dos microfungos nas estruturas metálicas das torres de transmissão.

Apoio: Bandeirante Energia S/A e Fapesp


Palavras-chave:  Diversidade de microfungos, Torre de transmissão, Corrosão por microrganismos, Biofilmes, Estruturas metálicas