25º Congresso Brasileiro de Microbiologia
ResumoID:1174-1


Área: Genética e Biologia Molecular ( Divisão N )

ESTUDO POPULACIONAL DE BACTÉRIAS IDENTIFICADAS EM DIAPHORINA CITRI, ASSOCIADAS À  CANDIDATUS LIBERIBACTER AMERICANUS, AGENTE CAUSAL DO HUANGLONGBING

Eliane Cristina Locali Fabris (CAPTACSM-IAC); Helvécio Della Coletta Filho (CAPTACSM-IAC); Carolina Sardinha Francisco (CAPTACSM-IAC); João Roberto Spotti Lopes (ESALQ-USP); Luciano Takeshi Kishi (CAPTACSM-IAC); Marcos Antonio Machado (CAPTACSM-IAC)

Resumo

Candidatus Liberibacter spp., é o agente causal do Huanglongbing (HLB), uma séria e emergente doença dos citros no mundo. Três espécies desta α-proteobactéria; Candidatus Liberibacter africanus, Candidatus Liberibacter asiaticus (CLas) e Candidatus Liberibacter americanus (CLam) estão associadas a esta doença. No Brasil estão presentes CLas e CLam, transmitidas planta a planta através de um inseto vetor conhecido como psilídeo (Diaphorina citri). As baixas concentrações da bactéria nos tecidos das plantas infectadas dificultam estudos que buscam informações moleculares deste patógeno. Por outro lado, a ecologia da transmissão via vetor é totalmente desconhecida. Para captura e isolamento do DNA desta bactéria, foi desenvolvido um sistema artificial de alimentação dos psilídeos, baseado em pequenas gaiolas cobertas por membranas que continham soluções de PBS 0,005M + 25% de sacarose e serviram como meio de alimentação para os psilídeos infectados e não infectados com CLam. Após 48h de alimentação na dieta artificial, os psilídeos e as soluções das membranas foram coletadas e avaliadas através de PCR utilizando primers específicos para CLam assim como primers universais bacterianos para região 16S do rRNA. Os resultados demonstraram a presença de CLam nos psilídeos assim como nas soluções de membranas, em cerca de 60% das amostras avaliadas neste experimento. Além da detecção de CLam, foi identificado nas membranas a presença de outras bactérias, associadas à presença de Liberibacter, como bactérias dos gêneros Streptophyta, Hydrogenophilus e Acitenobacter e outras bactérias não associadas a CLam como Streptophyta, Acitenobacter, Pseudomonas e algumas espécies não classificadas da família Moraxellacea. Estes resultados indicam esta estratégia como alternativa para obtenção de soluções enriquecidas com CLam, sem a necessidade de usar plantas hospedeiras para o isolamento do DNA do patógeno, reduzindo contaminantes moleculares frequentemente observados nos tecidos das plantas, bem como estabelecer quais as bactérias associadas à transmissão de CLam pelo psilídeo, informações não relatadas até o momento, que podem servir como interferentes na obtenção do DNA bacteriano alvo, bem como fornecer informações quanto as interações patógeno-vetor-hospedeiro.

Suporte financeiro: FAPESP




Palavras-chave:  Citros, HLB, psilídeo, 16S